Amanda da Cruz Costa

Oct 4, 2021

3 min read

#18 Muvuca — Comunicar para mobilizar

Chegou hoje? Leia os artigos #01, #02, #03, #04, #05, #06, #07, #08, #09, #10, #11, #12, #13, #14, #15, #16 e #17.

Olá meu cuscuz com queijo, coco e manteiga!

A Sany deu uma AULA sobre redes sociais! Explicou como podemos utilizar essa ferramenta tanto para a nossa vida pessoal quanto para a nossa vida profissional, criando conteúdo e conversando com a galera que nos acompanha.

Além disso, podemos fazer com que as redes sociais sejam um instrumento de comunicação para campanhas, ampliando o alcance da mensagem e engajando mais pessoas na causa!

Mas vemkbb, você sabe como cada rede social funciona?

Apesar de cada rede ter a sua particularidade, podemos agrupar o funcionamento de todas as plataformas a partir de três pilares principais: interesse, interação e novidade.

Com isso, os algoritmos são programados para entregar o que é mais interessante para você! Ex: se você interage com conteúdos relacionados à sustentabilidade, o algoritmo entenderá que esse é o seu interesse e sempre te trará novidades sobre o tema!

Mas nada de sair compartilhando informações de forma doida e sem planejamento, ok?! Defina seu público, desenvolva um conteúdo autoral, desbrave os múltiplos formatos e se programe para ter frequência no mundo digital.

Hoje, as principais redes utilizadas são:

Facebook, Whatsapp, Youtube, Instagram, Twitter, LinkedIn, Tiktok e Telegram.

Mas calma, respira e não pira! Você não precisa estar presente e produzir conteúdo em todas! Eu mesma sou mais frequente só no Insta e no LinkedIn :)

Para definir qual será a SUA rede, você precisa:

  • Entender onde estão as pessoas que você quer atingir;
  • Explorar as possibilidades que cada rede pode oferecer e
  • Avaliar o que faz mais sentido para você nesse momento!

“Veja suas possibilidades e entenda o que é melhor para o seu conteúdo.” (Sany Silva)

Principais redes e o que oferecem:

  • Twitter: É uma rede imediatista, para compartilhar o que está rolando no momento. O Twitter é ótimo para fazer lançamentos e atualizações de campanhas em tempo real.
  • Instagram: O Insta oferece diversos tipos de recursos para seus usuários — fotos, stories, Reels, Lives, IGTV. Para saber todos os babados da plataforma, siga @creators.
  • Youtube: O Youtube é a plataforma de vídeo mais utilizada pelos brasileiros e o segundo buscador mais utilizado no mundo!
  • Whatsapp: Além das conversas com seu crush, você pode utilizar a plataforma para potencializar o alcance da mensagem da sua campanha, através de grupos e listas de trasnmissões.
  • Telegram: O Telegram possui três funções principais — conversas diretas, grupos (de até 200 mil pessoas!!!) e canais, que podem ser públicos ou privados.

Curtiu?

Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes :) Aproveite para me seguir no Instagram, Tiktok, Twitter e LinkedIn!

Amanda Costa é ativista climática, jovem embaixadora da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e em 2021 entrou para a lista #Under30 da revista Forbes. Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, atua como vice-curadora da comunidade Global Shapers (WEF), é colunista da Agência Jovem de Notícias e do Um só Planeta.

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.