Amanda da Cruz Costa

Sep 20, 2021

3 min read

#16 Muvuca — Comunicação

Chegou hoje? Leia os artigos #01, #02, #03, #04, #05, #06, #07, #08, #09, #10, #11, #12, #13, #14 e #15.

Olá meu couve flor empanado, tudo certinho? :)

A estratégia de comunicação passa por três fases:

  • Problema: qual é o problema que será enfrentado? Seja perspicaz e transpareça a urgência emocional: empatia, medo de perda ou chance de ganhar.
  • Solução: qual é a solução oferecida pela mobilização ao problema exposto? Esse é o momento de engajar o seu público!
  • Chamada para ação (ou CTA — Call to Action, em inglês): o que você deseja que seu público faça? Apresente o pedido de ação e faça o seu alvo entender que a ação dele fará a diferença e será determinante para o sucesso da mobilização!

Agora reflita: “Para quem eu comunico?”

A campanha sempre começará com a rede de quem a faz: familiares, amigos, conhecidos, crushes… 😏. Depois de ativar sua rede primária, pense nas pessoas que estão mais propensas a participar da mobilização: quem é a galera mais interessada na causa?

Após mapear esses atores, utilize a estratégia de polinização para alcançar diferentes públicos: plataforma Bonde, redes sociais, email, imprensa, eventos, whatsapp etc.

  • Bonde: ferramenta do NOSSAS para estruturação de campanhas;
  • Redes sociais: são ótimas para criar relacionamento com seu público;
  • Emails: em poucos minutos, é possível redigir um email e enviá-lo à sua lista de atuais e potenciais mobilizadores;
  • Imprensa: utilize press release, faça contatos diretos, fale com jornalistas, escreva em blogs, participe de programas de rádios;
  • Eventos: É uma estratégia potente, mas só depois que #coranavaaaairus for completamente embora, ok?
  • Whatsapp: serve para divulgações, pois as mensagens possuem um alcance enorme!

Sempre traga uma linguagem assertiva, criativa, empática, direta, informal e emergencial. Saia da caixinha e não tenha medo de ousar! Para fazer uma comunicação baphônica, foque nos três pilares: causa, problema e solução. Ahh, e não esqueça de colocar uma oportunidade de engajamento (CTA) bem babadeira para a galera participar, ok?

Se ficar em dúvida de como agir, lembre-se do porquê decidiu comunicar :)

Fonte: Nossas

Espero que esse texto possa inspirá-lo/la a tirar a sua campanha do papel! O Izam, mobilizador do Nossas, facilitou essa aula para os #Muvuqueiros e deixou o canal aberto para tirarmos dúvidas: mobilizadores@nossas.org.

Curtiu o artigo? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes :) Aproveite para me seguir no Instagram, Tiktok, Twitter e LinkedIn!

Amanda Costa é ativista climática, jovem embaixadora da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e em 2021 entrou para a lista #Under30 da revista Forbes. Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, atua como vice-curadora da comunidade Global Shapers (WEF), é colunista da Agência Jovem de Notícias e do Um só Planeta.

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.