#10 Muvuca — Advocacy

Chegou hoje? Leia os artigos #01, #02, #03, #04, #05, #06, #07, #08 e #09.

Amanda da Cruz Costa
3 min readAug 7, 2021

Olá meu tomatinho cereja com queijo parmesão! Você já ouviu falar em advocacy?

Talvez a primeira imagem quando você ouve essa palavra seja a de um montão de homens brancos, vestindo terno e gravata, numa sala bem chiquetosa dentro do congresso… No entanto, quero te convidar para desconstruir essa visão e se engajar nessa temática.

Let’s que let’s? :)

1. O QUE É?

O NOSSAS definiu sua estratégia de advocacy com o apoio do Advocacy Hub, chegando no seguinte termo:

Advocacy é o uso estratégico de ferramentas para a defesa de uma causa de interesse público de forma transparente por meio da participação política sistematizada e mobilização social organizada.

Já a campanha de advocacy se caracteriza pela defesa de interesses coletivos através do conjunto de atividades que envolvem o poder público — dimensão da comunicação, campanha, marketing, engajamento e assessoria de imprensa.

  1. Lobby: relações com o governo;
  2. Comunicação: geração de conhecimento (pesquisa);
  3. Campanha: engajamento e mobilização
Fonte: Advocacy Hub

Obs: Empresas não fazem advocacy, apenas lobby, pois não defendem um interesse coletivo (público).

2. POR QUE FAZER UM PLANO DE ADVOCACY?

O plano de advocacy nos permite planejar a incidência que queremos promover. Tal ação auxilia na:

  • diminuição de riscos;
  • aumenta a chance de resultados;
  • favorece a atuação somente nos sintomas;
  • estimula o aproveitamento de oportunidades;
  • promove uma economia de tempo e de recursos;
  • traz credibilidade com os financiadores e stakeholders.
Fonte: Advocacy Hub

3. PASSO A PASSO

  • Teoria da mudança: quais as mudanças que se quer? Quais as causas do problema? Quais intervenções podem trazer mudanças?
  • Objetivos: definição dos problemas, causas e soluções; análise de cenários, capacidade interna, recursos e perfil institucional.
  • Diagnóstico: cenário interno e externo, dados, estudos e pesquisa, análise do cenário político, mapeamento de stakeholders, cultura e ambiente, políticas existentes.
  • Metas de impacto: o que se quer alcançar de forma clara, específica, mensurável e factível
  • Estratégias

Obs: um dos maiores desafios do advocacy é estabelecer metas de impacto, medição dos processos, avaliação constante de ações, divulgação de resultados e continuidade.

Fonte: Advocacy Hub

Uma campanha de advocacy pode acontecer nos três níveis: legislativo, executivo ou judiciário. Para obter sucesso em cada um deles, é imprescindível fazer um mapeamento das políticas públicas, entender os processos e trâmites legais, classificar os interlocutores, analisar o relacionamento e se aprofundar tanto nas pesquisas quanto no trabalho de campo.

Bemmm babado, né?

Aguarde os próximos passos dos #muvuqueiros :)

Curtiu o artigo? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes :) Aproveite para me seguir no Instagram, Tiktok, Twitter e LinkedIn!

Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é apresentadora do Direto da Base, colunista da Agência Jovem de Notícias e do Um só Planeta. Liderança Forbes Under 30, Amanda tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um planeta inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude da ONU, Global Shapers Community e United People Global.

--

--

Amanda da Cruz Costa

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável