#11 Jovens Embaixadores da ONU

Oláaa meus leitores fiéis! Chegamos no último encontro dos Jovens Embaixadores da ONU!

  • Educação universal e de qualidade durante a pandemia;
  • Educação universal, raça e gênero;
  • Cidades sustentáveis, seguras e inclusivas;
  • Relação entre juventude e polícia;
  • Mudanças climáticas e desigualdades;
  • Investimento social e privado;
  • Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável.

Os encontros foram suuuuper dinâmicos, divertidos e fundamentado em dados (do jeitin que o xófen brasileiro gosta), sendo divididos entre A e B:

O aprendizado foi meeeega horizontal, tínhamos liberdade para expor nossas opiniões, compartilhar conhecimento e descolonizar nosso padrão de pensamento, através de provocações feitas por nossos pares: jovens pretos, periféricos, indígenas, quilombolas, PcDs, transexuais e imigrantes.

Para essa última narrativa, preparei uma carta de futuro, onde abri meu coração e transbordei minha visão de mundo ideal :)

QUAL FUTURO ESTAMOS CONSTRUINDO?

Em 2015, líderes mundiais de 193 países decidiram construir um futuro sustentável, onde nenhum povo, tribo ou comunidade seria deixado para trás.

Surge então o documento “Transformando o nosso mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

A Agenda 2030 é um conjunto de 17 Objetivos, 169 metas e 231 Indicadores, fundamentada no eixo social, econômico e ambiental, cujo objetivo central é diminuir as desigualdades, fomentar uma economia inclusiva e proteger o meio ambiente.

E se os representantes políticos adotassem o desenvolvimento sustentável como uma estratégia de Estado?

E se todas as empresas e indústrias se comprometessem em proteger o meio ambiente?

E se cada indivíduo olhasse para esses objetivos como metas de vida?

Está na hora de transformar questionamentos em ações!

As Nações Unidas, o setor privado, a sociedade civil e os governos de 193 países se uniram para construir um futuro sustentável. Escolheram cultivar a Paz, valorizar Pessoas, estabelecer Parcerias, fomentar a Prosperidade e proteger nosso Planeta.

Podemos utilizar os recursos presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras, mas esse é um plano ousado que precisa de todas, todos e todes!

Decida acreditar. Escolha inovar. E bora transformar!

Curtiu? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes :) Aproveite para me seguir no Instagram, no Tiktok e no LinkedIn!

Esse texto é um agradecimento especial para o Rodrigo Araújo, Isadora Peixoto, Caio Medina e Matheus Faustino. Gratiluuuuuz por serem os melhores facilitadores do universo ❤

Ecofeminista antirracista atuante em temas globais. Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é colunista da Agência Jovem de Notícias e atua como mobilizadora de redes do Youth Climate Leaders. Entusiasta pela Agenda 2030, tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um Brasil inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Jovens Embaixadores da Juventude, Engajamundo,Climate Reality Project, Global Shapers Community e United People Global.

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista