#08 Young Leaders Program

Olá meu biscoitinho de aveia com cacau :)

Me conta uma coisa: qual é a característica de liderança que você mais admira em você mesmo?

Quando pensamos em liderança, é importante desenvolver empatia, escuta ativa, visão analítica, questionar com respeito e ter a capacidade de cruzar as habilidades do seu time (fazer com que os colaboradores conversem entre si, sem precisar da sua mediação constante).

“Aprender a liderar os outros é uma das principais características da liderança.” (Augusto Júnior)

O que transborda da sua liderança?

Um líder de sucesso, tem maturidade para enxergar tanto seus pontos positivos quanto seus pontos negativos. De acordo com o nosso facilitador Guto, existem 4 erros que todo líder deve tomar cuidado para não cometer:

  • Paternalismo: querer ser admirado e cuidar tanto da pessoa, que você não garantirá seu resultado.
  • Não subir a régua: seus colaboradores desejam que você extraia o melhor deles de forma humanizada, direta e inspiradora, escutando as pessoas.
  • Não ouvir: escute e entenda o que seus liderados desejam e traga clareza, transparência e alinhamento para o dia a dia de trabalho.
  • Síndrome do super herói/heroína: tomar a frente quando seus liderados não fazem algo.

A confiança é a base para qualquer relação de influência.” (Augusto Jr)

Um dos maiores problemas dos líderes de hoje é não querer ter conversas difíceis. Mas calma, respira e não pira! Essas conversas são meeeega necessárias e para que ela fique um pouquinho menos incômoda, ela precisa vir acompanhadas de três características básicas:

  • Confiança;
  • Ter um histórico de reforço positivo;
  • Afirme seu comprometimento com a entrega.

Para facilitar esse diálogo, você pode utilizar técnicas de Comunicação Não Violenta (leia o artigo dessa aula aqui). Um bom ponto de partida é começar dizendo: “eu estou percebendo isso, isso e aquilo. Tive uma ércepção correta?”.

A partir de então, seu liderado pessoa pode ter 2 comportamentos:

  • meter o louco e mentir: nesse caso, repita os alinhamentos acordados e as expectativas.
  • ser sincero e dizer que realmente não gosta de ti: você precisará reafirmar sua liderança e pedir o comprometimento com as entregas da equipe.

Liderança é uma construção a longo prazo. Se você se colocar num lugar de eterno aprendiz, esse caminho se tornará mais leve, dinâmico e agradável ❤

Se está curtindo aprender juntinho comigo deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes. Aproveite para me seguir no Instagram, no Tiktok e no LinkedIn :)

Amanda Costa é ativista climática, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundou o Instituto Perifa Sustentável. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, LinkedIn Top Voices e Creator, TEDx Speaker e atua como vice-curadora no Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.

--

--

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Amanda da Cruz Costa

Amanda da Cruz Costa

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável