#01 Young Leaders Programm
Programa de Lideranças do Instituto Anga
Olá sopinha de legumes com pãozinho amanteigado, tudo bem?
Eu estou felizona porque comecei uma nova jornada de capacitação sobre liderança com o maravilhoso Augusto Júnior!
Guto é professor da Fundação Dom Cabral, liderança do Grupo Anga e uma das maiores referências quando o assunto é propósito, liderança e impacto positivo. No final de 2019, ele facilitou uma imersão que me chacoalhou profundamente e agora estamos aqui, em 2022, cruzando novamente os nossos caminhos através do Young Leaders. ❤
Esse programa nasceu com o intuito de ser um espaço de desenvolvimento dos futuros líderes do Brasil, trabalhando a liderança consciente a partir de três níveis: cuidado com as pessoas, impacto positivo com o meio e retorno financeiro e utilizando as quatro dimensões da liderança:
- Liderança de si;
- Liderança dos outros;
- Liderança da organização e
- Liderança da Sociedade.
Iniciamos o primeiro encontro com uma pergunta de reflexão sobre as nossas carreiras:
“Como você sabe que a sua carreira está indo bem?”
Existem diversos fatores que podem guiar essa resposta, mas quero falar de três:
- Saber nomear as suas conquistas;
- Ver seu time lutando para atingir as suas metas;
- Receber o reconhecimento da sua organização.
Agora que já pensamos no sucesso da carreira, me conta: “Você já parou para pensar na diferença que você quer fazer no mundo?”
Não podemos apenas desejar bater metas de carreira, devemos nos comprometer em subir a meta do Brasil! Nosso país é extremamente desigual, alguns têm mais acessos do que outros. Desse modo, eu te pergunto meu caro leitor: qual é a diferença que você está fazendo para as pessoas que não têm os mesmos acessos que você?
Para mim, “liderar é o dom de agir com humildade, romper paradigmas com ousadia e ter uma postura ambiciosa para encantar a base rumo a uma transformação social, ambiental e econômica.” [Veja as definições de liderança da turma :)]
A nossa definição de liderança influenciará a nossa filosofia de liderança! Da uma olhadinha nesse vídeo fofíssimo do Simon Sinek ❤
A verdadeira liderança não pode ser simplificada como uma SUPER MEGA BLASTER atitude, mas ela sim um conjunto de váaaaarias pequenas ações!
Qual é o seu MPC de liderança?
Nosso MPC (Monte de pequenas coisas) pode ser caracterizado como as atitudes frequentes, intensionais e assertivas que fazemos com o objetivo de fortalecer a impressão que as pessoas têm sobre nosso tipo de liderança.
“Se você precisa de um cargo para liderar então você não entendeu nada.” (Augusto Junior)
Não é sobre ter um cargo, é sobre ter atitudes empáticas, colaborativas e que visam o bem estar coletivo. Para começar seu auto-treinamento enquanto líder, reflita: Se meu time fosse todo voluntário, como eu lideraria essas pessoas?
“Liderança é comunicar às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão clara que elas podem vê-lo em si mesmas.” (Stephen Covey)
A real-oficial é que estamos no meio de uma crise lascarenta! As pessoas estão infelizes no emprego, vemos o aumento das desigualdade, lidamos com a polarização política, as organizações não conseguem atingir suas metas, os governos estão sem direcionamentos, há uma corrupção generalizada e o meio ambiente grita por socorro (crise ambiental, climática, pandemia etc).
Vivemos uma crise de LIDERANÇA!
Estamos inseridos num sistema capitalista de supremacia branca, onde os atuais líderes são guiados pela ganância, injustiça, corrupção e indiferença. É necessário estar consciente desse modelo para mudá-lo!
“Os líderes precisam desafiar o processo porque os sistemas conspiram inconscientemente para manter o status quo e evitar a mudança.” (Tle Leadership Challenge)
Querido leitor, talvez nesse momento você esteja pensando:
Mas que treta doida! Oque será que EU posso fazer para me tornar um agente de transformação e fazer parte da mudança?
Não tenho todas as respostas, mas que tal começar…
- Encontrando uma causa: liderar é sobre não aceitar as coisas como são.
- Fazendo algo: liderar é sobre ter atitude para começar micro revoluções.
- Engajando outros: líderes movimentam as pessoas de uma realidade inaceitável para um futuro de utopias.
“Acredito que estamos aqui no Planeta Terra para viver, crescer e fazer o possível para tornar esse mundo um lugar para que todas as pessoas desfrutem de liberdade.” (Rosa Parks)
Curtiu o texto? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes :) Aproveite para me seguir no Instagram, Tiktok, Twitter e LinkedIn!
Amanda Costa é internacionalista, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundou o Instituto Perifa Sustentável. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, LinkedIn Top Voices e Creator, TEDx Speaker e atua como vice-curadora no Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.