#08 Jovens Embaixadores da Juventude

Chegou hoje? Clique aqui #01 JEJ, #02 JEJ, #03 JEJ, #04 JEJ, #05 JEJ #06JEJ e #07JEJ.

Olá leitores! No texto de hoje, vamos falar sobre Planeta :)

Mas… vemk baby! Você acha que essa declaração está sendo implementada ou não passa de uma frase chyquetosa da ONU? 🤔

No ano de 2000 tínhamos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para potencializar o combate às desigualdades e a luta contra a pobreza extrema nas nações emergentes. A partir de 2015, o número desses objetivos evoluiu para 17, conhecidos mundialmente como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Contudo, poucos avanços foram feitos e os ODS vinculados ao Planeta (12, 13, 14 e 15) são os que possuem menos indicadores no Brasil.

Não é por acaso que estamos vivendo tempos sombrios: a imobilidade do governo para compreender e gerir os desafios do século XXI faz com que os problemas ambientais se tornem crônicos, revelando os resultados de ações incongruentes de um governo demagogo.

Luta contra o ecocídio

Queridos, o Brasil está em chamas! Os principais biomas do país estão sendo consumidos por queimadas e incêndios generalizados sem precedentes, resultado de uma mistura explosiva de secas severas e a

Estamos enfrentando uma das piores crises ambientais da nossa história, com consequências danosas para TODA a sociedade! Apesar do cenário catastrófico, vemos uma postura apática do governo federal, que insiste em enfraquecer as políticas públicas de proteção ambiental.

Desde o ano passado, o governo Bolsonaro deu início ao desmonte a órgãos de fiscalização ambiental, fazendo com que o desmatamento, as invasões de terras protegidas e os incêndios no Pantanal e na Floresta Amazônica fossem intensificados.

Pessu, isso não é papo de ecochato!

Mais 4 milhões de hectares (equivalente a 4 milhões de campos de futebol) foram destruídos na Amazônia! Para que a recuperação de florestas tenha chance de fazer frente às mudanças climáticas locais e regionais é preciso que o passivo de desmatamento seja COMPLETAMENTE eliminado.

Manter a floresta em pé traz benefícios como a regulação do clima do planeta e do ciclo hidrológico. A retirada de árvores contribui para tornar o clima inóspito, podendo transformar grandes extensões territoriais do Brasil em desertos!

“60% das chuvas que caem sobre o Sudeste, Sul e Centro Oeste são provenientes da Amazônia. E sem floresta, a chuva não alcançará essas regiões.” (Greenpeace)

Como se não bastasse o impacto na saúde e na natureza, a imagem do Brasil também está queimada no cenário global! Diversos investidores, mercados e governos internacionais sinalizaram sobre a possibilidade de romper acordos comerciais e boicotar produtos brasileiros, frente ao descaso do governo brasileiro com as políticas socioambientais.

“Ecologia sem lutas de classes é jardinagem.” (Chico Mendes)

Além de uma postura de resistência contra o governo Bozo, é necessário descolonizar nossos saberes e escutar os povos originários e tradicionais. Precisamos ouvir, refletir e aprender com quem está na ponta, enfatizando o protagonismo dos quilombolas, indígenas, caiçaras, ribeirinhos e pequenos produtores rurais, que resistem a políticas colonizadoras a mais de quinhentos anos!

[AGUARDE OS PRÓXIMOS TEXTOS]

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store