#02 Jovens Embaixadores da Juventude

Eiiii miga, tudo bombom?

Se você me acompanha nas redes sabe que fui selecionada para participar da 5º edição do Programa Jovens Embaixadores da Juventude da UNODC, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo (SMDHC) e com o Instituo Caixa Seguradora.

Não faz ideia sobre o que estou falando? Leia o artigo #01 Jovens Embaixadores da Juventude.

O segundo encontro dos #JEJ foi sobre Pessoas, com ênfase nos cinco primeiros ODS:

  • 01 Erradicação da pobreza;

Tivemos um bate papo suuuuper gostosin com três manas maravilhosas representantes das instâncias organizadoras do programa:

Você já parou para pensar nos impactos que a COVID-19 trouxe para o planeta?

A COVID explicitou as iniquidades existentes, escancarou as enormes desigualdades sociais e causou uma interrupção no progresso da Agenda 2030. De acordo com o Secretário Geral da ONU António Guterres, a pandemia “desnudou” os desafios, como as desigualdades estruturais, assistência médica inadequada e falta de proteção social universal.

A pandemia causada pelo #Coronga tornou-se a pior crise humana e econômica do século XXI, deixando um supermegamasterblaster desafio para as futuras gerações!

Fonte: ENGAJAMUNDO

“Devido à COVID-19, uma crise econômica, social e de saúde sem precedentes ameaça vidas e meios de subsistência, fazendo com que o alcance dos Objetivos seja ainda mais desafiador.” (António Guterres, secretário-geral da ONU).

E no meio de tooooodo esse rolê, as mulheres pretas, periféricas e faveladas são as mais impactadas pela incapacidade dos governos em controlar o vírus! A população mundial de mais de 1 bilhão de moradores de favelas está sob grave risco dos efeitos da COVID-19, sofrendo com a falta de moradia adequada, sem água encanada em casa, compartilhando banheiros, com pouco ou nenhum sistema de coleta de lixo, em transportes públicos superlotados e com acesso limitado às unidades de saúde formais.

É necessário uma reorientação URGENTE dos esforços que promovam uma recuperação sustentável. A pandemia deixou bem escuro que o sistema capitalista de supremacia branca é insuficiente e não corresponde às demandas globais.

Está na hora de propor mudanças e testar novos modelos. Você já refletiu sobre o seu papel na construção do novo mundo?

[Aguarde os próximos textos :]

Ecofeminista antirracista atuante em temas globais. Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é colunista da Agência Jovem de Notícias e atua como mobilizadora de redes do Youth Climate Leaders. Entusiasta pela Agenda 2030, tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um Brasil inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Engajamundo, Global Shapers Community e United People Global.

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store