Em busca de mim

Uma reflexão sobre o livro da Viola Davis

Amanda da Cruz Costa
5 min readJan 7, 2023

Olá minha lindeza climática :)

Recentemente li o livro Em Busca de Mim, da Viola Davis e muita coisa foi chacoalhada dentro de mim. Viola é atriz, produtora e uma mulher realmente inspiradora. Durante sua infância, foi extremamente pobre (a ponto de não ter água quente para tomar banho e cheirar xixi!) mas colocou o sonho de se tornar atriz como foco e conseguiu realizar seu grande sonho, acumulando prêmios como Oscar, Emmy e Tony Awards.

Mas decidi escrever esse texto não para falar da Viola, quero falar de mim! Dividir as reflexões que essa leitura despertou em meu coração.

Sou uma mulher preta em ascensão.

Hoje ocupo o cargo de Dir. Executiva do Instituto Perifa Sustentável, sou Jovem Conselheira do Pacto Global da ONU e apresento um programa de Televisão, o #TemClimaPraIsso?

Também já ganhei prêmios e tive algumas realizações, como

  • Embaixadora da Juventude da ONU (2020)
  • Under 30 da Revista Forbes (2020–2021)
  • TedX Speaker sobre Racismo Ambiental (Dezembro 2021)
  • Capa da Revista Época Negócios (Abril 2021)
  • Representei a Juventude Brasileira no G20 Youth Summit — Italy (2021)
  • Vice-curadora do Global Shapers Hub SP (2021–2022)
  • LinkedIn Top Voice (2021) e LinkedIn Creator (2022)
  • Jovem Conselheira do Pacto Global da ONU (2022)
  • Participei de 3 COPs da ONU (Alemanha — 2017, Polônia 2018, Reino Unido — 2021) e do The ALARI Second Continental Conference on Afro-Latin American Studies, em Harvard (2022)

Olhar para as conquistas sem olhar para os processos é trazer uma narrativa rasa e superficial para experiências que deixaram marcas profundas na minha vida.

E hoje quero conversar sobre essas marcas.

Uma das atividades que mais me encanta é ESTUDAR. Sinto que quando estudo, um universo se abre: são novas possibilidades, caminhos e até mesmo, novos futuros! Acredito que foi a combinação de estudos, determinação e imaginação que me possibilitaram chegar tão longe com apenas 26 anos.

Mas tem um fator intrigante: minha ascensão profissional ainda não está acompanhada da minha estabilidade financeira. E sinto que a minha vida está longe de ser “tranquila”: trabalho de 10 a 12h por dia e não quero romantizar esse lugar.

Ao contrário do que muitos coaches dizem, tenho a consciência de que isso não é saudável a longo prazo. É necessário pausas, alívios, respiros… Mas como pausar quando você está vivendo uma ascensão tão potente e nutri um desejo profundo de trazer mais mulheres pretas para esse lugar?

Ainda não tenho as respostas, mas estou comprometida com a investigação.

Confesso que, muitas vezes, esse é um lugar de dor. De vez em quando penso que consegui romper a lógica da subalternidade, ou seja, não ser a mulher preta que ocupa um lugar de servidão da branquitude. Mas logo vem a realidade e me mostra que as estruturas sociais são muito mais profundas do que eu poderia imaginar.

Quando eu preciso de grana para tocar meus projetos, e essa grana está concentrada na figura do homem branco, penso que ainda não consegui desafiar o status quo e romper a lógica da supremacia branca dominante.

Meus pensamentos são frequentemente imersos em devaneios, estou sedenta por respostas. E quanto mais eu busco, mais perguntas eu descubro.

Uma coisa que me conforta foi perceber que a Viola, mulher negra pelo qual tenho grande admiração, foi capaz de quebrar esse padrão. Mas como conta em seu livro, teve que esperar 38 anos para viver de forma confortável. Antes ela estava imersa numa correria absurda, fazia diversas paradas e SONHAVA.

Após a leitura, comecei a me questionar:

Porque eu quero ter uma vida tranquila com 26 anos se a VIOLA DAVIS alcançou esse lugar apenas com 38 anos?

A ansiedade da juventude me faz querer tudo no AGORA. Ou na verdade, essa urgência vem da consciência de estar numa sociedade estruturalmente racista e machista.

Pois é lindeza climática, o mundo é um lugar complexo.

Apesar de toda frustração, medo e inseguranças, me sinto feliz. Sei que passei por tempos turbulentos nos últimos meses e agora posso dizer que junto com a virada do ano, estou virando a página do meu livro da vida.

Nunca conseguiria fazer isso sozinha.

Tenho a vantagem social de contar com amigos, colegas de trabalho e familiares que me amam e me apoiam, isso é fundamental na minha trajetória!

Como mulher negra e periférica, tentaram roubar meu direito de sonhar. No entanto, decidi colocar minha fé em Jesus Cristo e viver uma vida abundante, gozando dos sonhos que o Eterno sonhou para mim.

E sabe de uma coisa?

O lugar de sonho também está disponível para você, minha querida leitora. Que tal começar 2023 colocando seus sonhos no papel? :)

Curtiu o texto? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes. Aproveite para me seguir no Instagram, no Tiktok e no LinkedIn :)

Amanda Costa é ativista climática, jovem conselheira do Pacto Global da ONU, fundadora do Instituto Perifa Sustentável e apresentadora do #TemClimaParaIsso?, um programa sobre crise climática. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, TEDx Speaker, LinkedIn Top Voices e Creator e em 2021 foi vice-curadora do Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.

--

--

Amanda da Cruz Costa
Amanda da Cruz Costa

Written by Amanda da Cruz Costa

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável

No responses yet