Seja líder de si mesma

“Seu maior desafio é liderar seu próprio ser.” (Augusto Cury)

Olá minhas girassóis cheirosas, como vocês estão?

Desde pequenas, somos treinadas para assumir desafios, ter um posicionamento ousado e nos projetarmos enquanto líderes influentes. Aprendemos a liderar equipes, mas não fomos ensinados a liderar nossas próprias emoções.

A vida humana é belíssima, mas brevíssima. Infelizmente, muitas vivem apenas porque estão vivas: não possuem objetivos, metas, ideais e nem sonhos… São prisioneiras de um sistema dentro de uma sociedade livre!

“Ninguém pode conquistar o mundo de fora se não aprender a conquistar o mundo de dentro.” (Augusto Cury)

Apesar da mente humana ser de um indescritível esplendor, ela adquire conflitos com facilidade: complexo de inferioridade, timidez, fobias, depressão, obsessão, pânico, doenças psicossomáticas, rigidez, perfeccionismo, insegurança, preocupação excessiva com o futuro e com a imagem social.

Querida leitora, quando não estamos no controle dos nossos pensamentos, permitimos que essas mazelas dominem a nossa mente!

Vemkbb: Você governa os seus pensamentos ou são eles que te dominam?

Não acredita?

Observe as guerras, doenças psíquicas, violações dos direitos humanos e a destruição do meio ambiente. Tuuuuudo isso revela a falta de autocontrole dos seres humanos!

No entanto, esse cenário pode ser alterado, basta aprendermos a liderar as nossas emoções. De acordo com o médico psiquiatra Augusto Cury, existem 3 técnicas para se tornar um protagonista na mente:

  • Reedite sua memória: não podemos deletar a memória, mas podemos reeditá-la ou reescrevê-la.
  • Técnica do DCD (Duvidar, criticar, determinar): quando utilizamos essa técnica, deixamos de ser passivos, conformados e vítimas. Duvide, critique, determine!
  • Mesa redonda do eu: reunião íntima consigo mesmo (ex: auto conversa durante o banho).

“Um ser humano rico procura ouro na sociedade, um ser humano sábio garimpa ouro nos solos do seu ser.” (Augusto Cury)

O processo não é mágico, mas trará resultados esplêndidos se for colocado em prática a longo prazo, com consistência e persistência. Se precisar chorar, chore, mas não desista de assumir o pratagonismo interior! Aos poucos você vai se surpreender :)

Mana, já pensou que belezura se aprendêssemos a controlar o palco da nossa mente? Teríamos menos doentes e mais artistas, seríamos uma espécie feliz!

“Quem tem luz exterior caminha sem tropeçar. Quem tem luz interior caminha sem medo de viver…” (Augusto Cury)

Curtiu o artigo? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes :) Aproveite para me seguir no Instagram, no Tiktok e no LinkedIn!

Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é colunista da Agência Jovem de Notícias e atua como mobilizadora de redes do Youth Climate Leaders. Entusiasta pela Agenda 2030, tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um Brasil inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude da ONU, Global Shapers Community e United People Global.

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista