Roda Viva da Juventude com Boulos, o segundo candidato a prefeitura a assinar a carta compromisso criada pelas #VozesClimáticas

Amanda da Cruz Costa
5 min readSep 26, 2024

--

Créditos: Leandro Paiva @leandropaivac

Cada dia é uma aventura.

Nós, do Instituto Perifa Sustentável, estamos engajadíssimos em influenciar o debate público paulistano para promover o voto verde nas eleições municipais de 2024.

Através do projeto #VozesClimáticas, construímos uma Carta Compromisso Pelo Desenvolvimento da Cidade, Priorizando as Pessoas, os Territórios e o Caminhar as candidaturas a prefeitura e vereança de São Paulo, trazendo 6 metas para alcançar uma cidade sustentável, antirracista e segura para o caminhar.

E não é por nada não, mas nossa carta ficou lindona!

Desenvolvida a muitas mãos, reunimos representantes da juventude periférica paulistana, principalmente a galera empobrecida, vulnerabilizada e marginalizada, para pautar clima, raça, justiça, território e juventudes. Agora a missão é conversar com os futuros tomadores de decisão, apresentar a carta e convidá-los a assinar.

Como organização democrática, fizemos o convite para todos os candidatos à prefeitura e pedimos para os partidos enviarem as cartas para os candidatos a vereança. No entanto, encontramos diversos desafios ao longo da jornada. A comunicação com os assessores dos prefeitos abriu caminhos, mas parecia impossível encontrar agenda disponível para viabilizar esse encontro!

Conseguimos marcar com o Guilherme Boulos no dia 07 de setembro e comemoramos esse feito. Masssss, alguns dias antes do encontro, recebemos o comunicado de que neste dia toda a genda cairia, pois Boulos realizaria um ato de resistência, em combate às manifestações organizadas pela extrema direita na avenida paulista.

Ficamos tristes, mas entendemos o contexto político. O que não entendemos foi a dificuldade que tivemos para definir uma próxima data e dar seguimento ao combinado. Por diversas vezes, escutamos as seguintes frases:

  • Ahhh, o Guilherme tá na correria. Mas quando surgir uma agenda que faça sentido para o tema, convidaremos vocês.
  • Vocês sabem que o Guilherme não sai das Periferias, né? É que com o avanço do Marçal nas pesquisas, estamos priorizando agendas específicas.
  • Boulos precisa gravar conteúdo para comunicar digitalmente. Estamos numa sinuca de bico, mas não nos esquecemos de vocês!

É, lindeza climática, sinto que por muito tempo, nos deram um chá de cadeira. Mas como Brasileiro não desiste nunca, pressionamos por uma agenda e ela finalmente apareceu! O Instituto Perifa Sustentável foi convidado para participar do Roda Viva da Juventude com o Boulos, um evento no estilo Roda Viva da TV Cultura, onde jovens lideranças paulistanas questionaram o candidato sobre os temas de seu plano de governo, como saúde, educação, segurança, lazer, transporte, moradia e, é claro, meio ambiente, sustentabilidade e mudanças climáticas!

Indicamos uma de nossas Vozes Climáticas para fazer a pergunta, Kali Rodrigues, que questionou Boulos sobre a implementação de políticas climáticas antirracistas. Veja parte da fala da gata:

“Muito prazer, eu sou Kali, uma das vozes Climáticas do Instituto Perifa Sustentável. A gente sabe que as emergências climáticas estão chegando na nossa casa, principalmente para quem vem das periferias, principalmente para quem é do gueto e vem do extremo. A cidade de São Paulo enfrenta muitos impactos das mudanças climáticas. Em 2023 foi o ano mais quente. (…) As áreas verdes e parques da cidade estão distribuídos de forma desigual, o que dificulta o acesso do nosso povo, da população paulista periférica, de ter um ar puro para a gente respirar. Muitas das áreas na periferia tem um monte de deslizamentos e enchentes, o que prejudica a nossa saúde, mobilidade e trabalho. Para quem pega transporte, isso é muito difícil, por conta da chuva e do calor… A gente não pode ser só a juventude que abraça a árvore, precisamos ir além. Portanto, queremos saber sobre formações de base antiracistas em relação às ações climáticas. Quais seriam as suas propostas para conectar essas duas temáticas?

Créditos: Leandro Paiva @leandropaivac

Foi vrau e vraaaaau! Kali arrasou, conseguiu envolver o público e Boulos a parabenizou pela pergunta. De acordo com o candidato, seu plano de governo está profundamente engajado na pauta climática e junto com a sua equipe, ele buscou experiências em outras cidades para encontrar soluções para o aquecimento global. Veja parte de sua resposta abaixo:

“Eu fui visitar a prefeita Irací Rassler, do partido comunista de Santiago (Chile). Ela me mostrou o que seu governo fez com os corredores verdes para democratizar o tema ambiental para a cidade. (…) Aqui no Brasil, a desigualdade social é a desigualdade racial. Os bairros mais pobres são os bairros mais negros da cidade. Paraisópolis, por exemplo, tem momentos de calor 9C a mais que o Morumbi! E a única coisa que separa os dois bairros é um muro. As ilhas de calor estão nas periferias e estão onde está a concentração da população negra. O que estamos propondo para resolver essa questão são os corredores verdes, que foram feitos em Santiago, Medellin, Bogotá, cidades muito mais pobres que São Paulo. A temperatura média de Medellín diminuiu 2C com os corredores verdes! Além de implantar novos parques, vamos criar corredores em avenidas para uma maior arborização.”

Essa proposta é massa demais, especialmente se realmente for implementada nos territórios periféricos. Imagina só, a população periférica correndo no parque, tomando água de coco e realmente desfrutando do bem-viver… Talvez hoje isso seja utopia, mas vamos pressionar o futuro prefeito de São Paulo para transformar esse sonho coletivo em realidade!

A última parte da nossa missão foi coletar a assinatura do Boulos na nossa carta-compromisso. Conversei com um dos assessores e combinamos de falar com ele no final do evento, pois seu time já tinha analisado e estava de acordo com os pontos propostos.

Créditos: Leandro Paiva @leandropaivac

Esse é só o começo da jornada! Teremos mais 4 anos pela frente 💪🏾

Ativista climática, jovem conselheira do Pacto Global da ONU e fundadora do Instituto Perifa Sustentável. Amanda Costa é formada em Relações Internacionais, é Embaixadora Cultural dos EUA (IVLP — International Valuable Leadership Program) e Jovem Consultora do British Consul (Climate Skills e #90YouhVoices — UK). Reconhecida como #Under30 na revista Forbes, é TEDx Speaker, LinkedIn Top Voices, LinkedIn Creator e já participou de 5 conferências oficiais das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, sendo elas COP 23 — Bonn (Alemanha), COP 24 — Katowice (Polônia), COP 26 — Glasglow (UK), COP 27 — Sharm El Sheik (Egito), COP 28 — Dubai (Emirados Árabes). Em 2024, Amanda foi a delegadada brasileira convidada pelo governo de Moscow para participar do BRICS Green Cities Forum, em Moscow — Rússia.

--

--

Amanda da Cruz Costa
Amanda da Cruz Costa

Written by Amanda da Cruz Costa

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável

No responses yet