Revolucione a sua qualidade de vida

Reflexões do livro do Augusto Cury

@lela.brandao

Olá minha bananinha com granola, como anda a sua qualidade de vida?

Mas depois que soube do burn out de um amigo, decidi mudar. Continuo acordando às 4h49, mas tiro um cochilo de 20 min após o almoço (power nap), durmo antes das 22h e pedi demissão.

Essa decisão foi motivada por diversos fatores, entre eles:

  • Jesus me chamando para uma nova fase;
  • Mudanças dos meus objetivos profissionais;
  • Necessidade de respiro, descanso e desfrute.

Queridos, é uma delícia trabalhar com propósito, mas se não prestarmos atenção, isso pode se tornar perigoso. Minha linha de divisão entre trabalho, ativismo e hobby ficou muito tênue, a ponto de eu ter dificuldade de simplesmente “parar e descansar”.

Com esses pensamentos em mente, comecei a ler o livro Revolucione a sua qualidade de vida, do Augusto Cury. Cury tem a sensibilidade de contar histórias, compartilhar vivências e simplificar informações científicas de um jeito único e bem especial. Separei alguns ensinamentos que aprendi com a leitura, divirta-se!

“Se tempo é dinheiro, conhecimento é lucro.”

Como está o SEU universo interno?

“A maior dúvida da ciência não é conhecer os mistérios sobre o mundo em que estamos, mas os segredos sobre o mundo que somos.” (Augusto Cury)

Querido leitor, acredito que a vida é uma complexidade maravilhosa, um grande espetáculo que reúne todos os gêneros: comédia, drama, romance, ação, ficção, terror… No entanto, o mundo moderno fez com que muitas pessoas vivessem apenas o capítulo do drama, deixando-as imersas na solidão dos bastidores da própria história.

Para viver em plenitude, é necessário subir no palco da vida, sem esquecer de cuidar do corpo e da alma. Em seu livro, Cury apresenta os três tipos de inteligência da mente humana: lógica, emocional e multifocal.

  • Inteligência lógica (QI): Desenvolve o raciocínio lógico; incorpora informações lógicas; desenvolve o cálculo matemático; traça e analisa mapas estratégicos; estimula decisões rápidas e racionais; aprende línguas e novas tecnologias; valoriza cursos de graduação e pós-graduação.
  • Inteligência emocional (QE): Desenvolve a afetividade, a compaixão, a atenção; aprende a sonhar; conquista habilidade interpessoal; desenvolve socialização.
  • Inteligência multifocal (QM): Trata da construção do pensamento, dos papéis da memória, da formação da consciência e da transformação da emoção, mas também tem uma aplicabilidade prática em relação às funções vitais da inteligência humana.

“A alma humana é um pequeno e infinito mundo.” (Augusto Cury)

Vítima ou protagonista?

Podemos pilotar ou ser limitados por problemas. Podemos ser autores ou vítimas da nossa história. Qual é a sua escolha? (Augusto Cury)

A alma humana é um labirinto complexo, não é possível controlar tudo o que pensamos, sentimos e falamos. Algumas situações são previsíveis e evitáveis, outras não.

Nesse caso, é necessário ter sabedoria e humildade para analisar o problema, entender o que houve, aceitar o que não pode ser alterado, aprender com as falhas e superar o passado, avançando para a próxima fase. No final, não importa o tamanho real do problema, mas a maneira como o interpretamos, sentimos e superamos!

Uma coisa é fato: os problemas nunca vão desaparecer. Eles existem para serem resolvidos e não para roubar a nossa paz e nos encher de medo, angústia e desespero.

Não aceite ser parado pelos problemas! Os maiores obstáculos que nos impedem de ser livres, felizes e realizados estão dentro de nós, não fora. Somos parte daquilo que interpretamos, sentimos, pensamos e armazenamos na memória.

Quando você estiver diante de uma ofensa, crítica, rejeição, derrota, perda, ou qualquer estímulo agressivo, pare, respire e analise esse estímulo. Não deixe esse sentimento invadir a sua alma e dominar o seu coração!

Aprenda a ser feliz

“Ninguém nasce feliz, é preciso treinar.” (Augusto Cury)

Tudo oque você acredita, te domina. Se você crê que a sua vida tem valor e que é uma pessoa linda, capaz e inteligente, sua crença expandirá a sua vida. Mas se crê que está programado para sofrer, que nada dá certo para você, que sua inteligência é medíocre, que não consegue transformar sua ansiedade em tranquilidade, então sua crença será autodestrutiva.

“A memória é a maior poupança de um ser humano. O que você deposita diariamente na sua memória é o que você colherá no futuro.” (Augusto Cury)

De acordo com Cury, precisamos reciclar nossa memória diariamente. A técnica DCD (duvidar, criticar, determinar) é excelente para resgatar a liderança do “eu” e reeditar o filme do inconsciente:

  • Duvide dos seus pensamentos limitantes;
  • Critique todas ideias perturbadoras;
  • Determine ser feliz, ter tranquilidade e serenidade.

As derrotas nunca serão em vão! Quando usamos os fracassos para lapidar as emoções, as lágrimas se tornam águas nutritivas que irrigam as sementes da sabedoria.

Querido leitor, desejo que a minha experiência seja um espelho para você enxergar a sua própria alma. Às vezes precisamos simplismente respirar fundo, pedir demissão e desfrutar a vida! Se as oportunidades não surgirem, use a criatividade para criá-las :)

“Felizes são aqueles que conseguem transbordar a cortina do seu dinheiro, status social e títulos acadêmicos e se apaixonar pela vida, enxergando que cada ser humano é um ser único no palco da existência.” (Augusto Cury)

Quero concluir esse texto com 15 ensinamentos do Augusto Cury, para que você também possa revolucionar a sua qualidade de vida:

  1. Nada é estático. As mudanças sempre ocorrem dentro e fora de nós;
  2. Abra as janelas da sua mente, antecipe-se às mudanças;
  3. Não se deixe escravizar pelo medo, monitore as mudanças;
  4. Só não muda de ideia quem não tem ideias;
  5. Mude, assim como as coisas mudam;
  6. Não gaste energia reclamando, gaste-a para superar os obstáculos e pensar em novas soluções;
  7. Não tenha medo do novo, aprecie os desafios;
  8. Tenha coragem de ir para o labirinto;
  9. Corra risco para executar seus sonhos;
  10. Nunca desista de si mesmo. A vida é uma aventura;
  11. Recomece tantas vezes quantas forem necessárias;
  12. Não tenha medo de expressar ou descrever seus sentimentos frustrantes;
  13. Compreenda que são as zonas de conflito da memória que medem ou bloqueiam as suas metas e tudo o que você mais ama;
  14. Supere o cárcere do medo, da insegurança, da ansiedade;
  15. Um dia alguém vai superá-lo. É melhor que você supere a si mesmo;

Lembre-se: As coisas mais importantes são invisíveis aos olhos, é preciso enxergá-las com o coração!

Curtiu o artigo? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes :) Aproveite para me seguir no Instagram, Tiktok, Twitter e LinkedIn!

Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é apresentadora do Direto da Base, colunista da Agência Jovem de Notícias e do Um só Planeta. Liderança Forbes Under 30, Amanda tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um planeta inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude da ONU, Global Shapers Community e United People Global.

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista