Pílulas para começar um negócio

“Você não precisa criar um negócio com um modelo que vai mudar o curso do planeta. Você só precisa inovar.” (Breno Perrucho)

Amanda da Cruz Costa
3 min readDec 30, 2020

Oiii pessu, bele?

No começo de 2020 descobri a Jovens de Negócios e fiquei impactadíssima! O Breno Perrucho, criador do canal, conseguiu abordar temas relacionados a Empreendedorismo e Investimento de forma democrática, didática e suuuper gostosinha!

Em novembro decidi comprar o curso “Como iniciar seu negócio do 0” e admito que valeu a pena pagar R$97! Sempre fui muito relutante com cursos digitais, mas vi tanto valor nos vídeos gratuito do Youtube que resolvi arriscar.

E que decisão maravilhooooooooooooosa!!!

Foi tanto conteúdo mara que decidi transbordar parte do que aprendi para vocês, meus leitores ahazadores

“Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.” (Paulo Freire)

1. Agregue valor para a sociedade

Muitas pessoas começam a empreender porque querem ficar ryyyycas. Contudo, esso é um dos maiores motivos que levam ao fracasso! Se o empreendedor agregar valor para a sociedade, o dinheiro será uma simples consequência do:

  • Número de pessoas ajudadas +
  • Problemas solucionados.

2. Timing: soluções no tempo certo

Queridos, todas as vezes que houve uma mudança circunstancial no mundo (uma grande crise, por exemplo) pessoas ficaram ricas.

Você está afim de entrar na próxima onda? Se muna de estratégias que vão te ajudar a resolver problemas complexos da sociedade!

3. Sistematização: criação de métodos

A sistematização é um processo repetitivo, replicável e escalável, que tem a produção de lucro como objetivo.

  • Replicação: Fazer um modelo de negócio muiiiiito bom que pode ser replicado, mantendo a mesma experiência e a mesma identidade. Ex: Subway, Arezzo e demais franquias.
  • Escala: Fazer mais com menos (dinheiro, esforço). Ex: Contratando pessoas, fazendo pré-venda (utilizar o dinheiro do seu cliente para o seu negócio).

Queridos, espero que essas pílulas te ajudem! Além dos passos acima, não esqueça de horizontalizar-se (se jogar em diferentes áreas de conhecimento) e fazer networking (frequentar eventos de empreendedorismo, marketing digital, hackathons para encontrar a sua turma).

“Quer ir rápido? Vá sozinho! Quer ir longe? Vá acompanhado!”

Se tiver dúvidas, me escreva nos comentários :)

Curtiu o artigo? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes :) Aproveite para me seguir no Instagram, no Tiktok e no LinkedIn!

Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é colunista da Agência Jovem de Notícias e atua como mobilizadora de redes do Youth Climate Leaders. Entusiasta pela Agenda 2030, tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um Brasil inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude da ONU, Global Shapers Community e United People Global.

--

--

Amanda da Cruz Costa

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável