Pessoas normais podem transformar o mundo!
Oi lindezas, tudo bombom?
Vocês que me acompanham nas redes sociais (Instagram e LinkedIn) viram que eu estava nos States, participando da UPG Sustainability Leadership Program: uma capacitação internacional focado em liderança cidadã para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Toda a viagem foi financiada pela UPG, acredita? Como devolutiva, me comprometi a desenvolver um projeto e facilitar um mini-treinamento.
Vou contar como tuuuuudinho aconteceu, fazendo um recorte sobre:
- O que é a UPG (United People Global)
- Meu processo de application
- O programa UPG Sustainability Leadership
- Meu projeto: PERIFASUSTENTAVEL
Quem sabe não é você arrasando na UPG no próximo ano? =)
1. O QUE É A UNITED PEOPLE GLOBAL
A UPG é uma rede criada pelo Yemi Babington-Ashaye, um nigeriano arrasador que empodera pessoas para serem agentes de transformação!!! Yemi já foi economista, cientista em administração, contabilista, professor de Harvard, gerente de projetos, chefe da comunidade Global Shapers, diretor e vice-chefe da África no Fórum Econômico Mundial, Assessor Técnico em Crescimento Econômico do Ministério da Fazenda da Nigéria e agora está presidindo o United People Global!
Com o objetivo de “fazer do mundo um lugar melhor”, a UPG aumenta a voz de quem deseja realizar projetos de impacto, acreditando que pessoas ordinárias podem implementar a Agenda 2030.
A UPG foi criada para fazer do mundo um lugar melhor, empoderando pessoas ordinárias nos seus projetos individuais. (Yemi Babington-Ashaye)
Desse modo, a UPG existe para criar oportunidades para viabilizar a construção de uma realidade de impacto, por via de quatro pilares: aumentando a consciência, fortalecendo a crença, facilitando a colaboração e promovendo a comunidade.
CONSCIÊNCIA: “É possível! ” Mostra diferentes maneiras pelas quais as pessoas podem se engajar para tornar o mundo um lugar melhor. Ex: Ajudando as pessoas a entenderem e explorarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
CRENÇA: “Sim, podemos!”: vai além da consciência e aumenta a crença de que cada pessoa é capaz de causar impacto. Ex: Desenvolvendo e promovendo iniciativas que tornam o mundo um lugar melhor por meio de treinamentos e capacitações.
COLABORAÇÃO: “Vamos trabalhar juntos!” Desenvolve e defende iniciativas nas quais as pessoas podem trabalhar juntas, usando como base os ODS.
COMUNIDADE: “Você não está sozinho!” Promove um senso de comunidade entre pessoas de vários países que compartilham um mesmo senso de propósito: tornar o mundo um lugar melhor.
Esses 4 pilares são atingidos através de três caminhos:
- Publicações de artigos e relatórios;
- Facilitação de iniciativas de impacto direto;
- Organização de evento e interações.
A UPG não é apenas sobre indivíduos. A UPG é sobre o mundo que queremos construir! (Yemi Babington-Ashaye)
Agora vou contar sobre meu processo de Application =)
2. APPLICATION DA AMANDINHA
Antes de aplicar, participei de uma vídeo-chamada com o Rodrigo Nunes e com a Ana Queiroz. O Rodrigo é facilitador do programa e a Ana participou da primeira edição. Nessa chamada, eles contaram um pouco sobre o treinamento e compartilharam dicas para escrever um application lacrador! hehe
Na primeira fase, tive que responder às seguintes perguntas:
- Sua biografia: compartilhe um pouco sobre você e sua jornada até agora.
- Por que você quer ser um líder de sustentabilidade da UPG?
- Qual é o pilar da UPG que vibra mais forte em seu coração?
- Use este pilar para nos dar um exemplo de algo que você considera uma ação positiva em sustentabilidade.
- Por favor, forneça uma lista de todos os pontos fortes que você acredita que o tornam capazes de ser um líder de sustentabilidade da UPG.
- Por favor, escolha UM dos pontos fortes acima e conte-nos um momento em que você usou esse poder para alcançar algo.
- Você tem experiência em que atuou como voluntário? Se sim, conte-nos o que você fez/o que aprendeu com a experiência. Se você nunca fez nenhum voluntariado, diga-nos o motivo.
- Se você fosse liderar um projeto de sustentabilidade em sua comunidade, o que seria e por quê?
- Compartilhe os desafios que você espera ter para executar este projeto. E como você superaria os desafios?
- Cada Líder de Sustentabilidade se compromete a organizar uma sessão de mini-treinamento. Conte-nos sobre como pode ser sua sessão de mini-treinamento:
- Você participa de alguma outra rede?
- Diga-nos como eles podem ajudá-lo.
- OPCIONAL E FORTEMENTE RECOMENDADO — Envie um vídeo de 2 minutos para responder a qualquer uma das perguntas de qualquer seção acima ou para nos contar mais sobre você.
Meu vídeo:
A segunda fase foi mais direta: tinha apenas 3 perguntas:
- Você pode nos contar um pouco mais sobre sua iniciativa e/ou mini treinamento?
- Gostaríamos muito de saber se você tem alguma recomendação sobre o que deve ser incluído no plano de estudos ou sobre o que gostaria de discutir durante o Programa.
- Você tem alguma dúvida no momento?
Confesso que nessa hora deu um friozinho na barriga, era o momento de tudo ou nada! Antes de receber a confirmação, precisei me aplicar para me tornar uma UPG CHAMPION.
Os Champions são Indivíduos ou organizações que acreditam na missão do UPG e gostariam de fazer um COMPROMISSO para ajudar a rede a alcançar sua missão!
As perguntas para se tornar um “Campeão UPG” são bem simples, porém profundas:
- Por que você quer ser um campeão UPG?
- O que você descreve como seu “super poder”?
- Sua biografia: compartilhe um pouco sobre você e sua jornada até agora.
Dica MARAVIGOLD: Encontre um amigo arrasador para te ajudar no application! Debater ideias, sugerir propostas e revisar a tua escrita são um diferencial na hora de você ser aprovado! (Obrigada Aninha ❤)
3. O PROGRAMA UPG SUSTAINABILITY LEADERSHIP
Ai galera, confesso que a ideia de viajar sozinha para outro país me deu um FRIOZÃO na barriga! rs
Cheguei nos EUA 2 dias antes de começar o programa e dividi um airbnb com a Alejandra, uma Colombiana m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a que também iria participar do programa e topou turistar Boston comigo. Fomos para Harvard, MIT, biblioteca pública de Boston, Walmart e passamos a tarde conhecendo o Centro da cidade.
No dia seguinte, encontramos a galera e seguimos rumo à Hurricane Island Center for Science and Leadership, o local onde receberíamos o treinamento da UPG Sustainability Leadership.
Logo abaixo, preparei uma descrição geralzona da agenda na ilha, trazendo um recorte para as atividades que mais me marcaram:
22/09 — Domingo:
Tomamos um delicioso café da manhã americano: waffles, panquecas, sucrilhos, muffins, iogurte, cookies, ovos, bacon e salsicha!
A tarde fomos para o aeroporto, pois nosso ônibus rumo a Rockland partiria de lá. Chegando em Rockland, pegamos um barco até a Hurricane Island. O barco lotou, e eu me voluntariei para ir num barco menor com o Yemi, Lilla e Bo.
Fiz um vídeo explicando o que faríamos durante a semana, um pouco sobre as facilitações e como VOCÊ, interessado na UPG Sustainability Leadership, pode se engajar para participar do treinamento.
Chegamos na ilha, tivemos uma janta MARACHERRY e subimos para a sala de projetos.
Foi uma noite de bate-papo e inspiração! Yemi compartilhou sua trajetória, sua visão de mundo e de onde veio a ideia maluca de criar a United People Global!
Profundidade, aprendizagem e paixão definiram esse momento!
Lembro que meu coração queimava enquanto Yemi falava, fechei meus olhos e deixei que aquelas palavras vibrassem dentro do meu ser. Fui contagiada, acolhida e empoderada por toda energia positiva presente na sala!
No final da conversa, Yemi nos deu os seguintes conselhos:
- Esteja sempre presente;
- Faça os exercícios com excelência;
- De seu máximo;
- Crie um espaço seguro;
- Escolha ser você mesmo;
- Se motive/seja motivado;
- Tenha uma energia positiva.
23/09 até 27/09 — Segunda à Sexta
Sempre começávamos o dia com uma caminhada pela ilha. Subimos picos, apreciamos o mar e tivemos momentos fortes de conexão com a natureza!
Durante as manhãs, recebemos facilitações para desenvolver nossos projetos. Os temas foram:
- Segunda: Qual é o seu projeto?
- Terça: Quem você precisa envolver?
- Quarta: Qual é o seu plano?
- Quinta: Apresentando seu projeto e seu plano.
- Sexta: O que você vai levar para casa?
A tarde era nosso momento de explorar a ilha: conhecemos os painéis solares, hortas, tratamento de água, banheiros de compostagem e as atividades comerciais (pesca de lagosta e caranguejo) da região.
4. MEU PROJETO: PERIFA SUSTENTAVEL
Galerix, pausa para uma reflexão:
Esse ano eu me reconheci como uma MULHER PRETA DA PERIFERIA. Apesar de eu ser negra e morar na periferia, não sentia orgulho em apresentar essa realidade. Contudo, passei por um processo profundo de reconhecimento, reflexão e valorização da cultura afro que me fizeram conhecer a minha ancestralidade e re-significar a minha existência. (Visite os textos: Sou Mulher, Preta e Periférica e Afrotransbordamento).
Desde então, desejo transbordar!! O PERIFA SUSTENTÁVEL não é um simples projeto que desenvolvi no treinamento da UPG, mas faz parte da minha história e do meu processo de afirmação enquanto mulher, preta e periférica!
O PERIFA SUSTENTÁVEL nasceu para ser uma plataforma de compartilhamento de informações, e promoção de debates sobre a Agenda 2030, tendo as periferias paulistanas como público-alvo.
Se queremos ter sucesso na implementação da Agenda 2030, precisamos dialogar com as periferias de forma simples, inspiradora e propositiva!
O PERIFA SUSTENTÁVEL está dividido em três fases:
- Conta no Instagram para compartilhamento de conteúdo sobre a Agenda 2030, especificamente a redução de Desigualdades (ODS 10) e Ação Climática (ODS 13).
- Workshops em escolas: Agenda 2030 e o jovem brasileiro — desafios e oportunidades.
- Formação de embaixadores: Quero mais e mais e mais pessoas promovendo a Agenda 2030! =D
Após apresentar o meu projeto, recebi feedbacks de um grupo com mais de 30 empresários, ativistas, professores, estudantes, médicos, consultores, facilitadores, empreendedores, chefes de cozinha e artistas de 16 nacionalidades!
No dia 27 de setembro de 2019, me tornei oficialmente uma líder de sustentabilidade pela United People Global! 👏🏾
A UPG se tornou uma união de PROPÓSITOS! Aprendi que a nossa vida não é apenas sobre FAZER. Nossa vida é sobre SER e TRANSBORDAR! ❤
Curtiu o texto? Bata 10 palminhas, comenta, manda nos grupos de Whatsapp, compartilha no face e me marca nos stories do Insta =)
Amanda Costa é estudante de Relações Internacionais, empreende o Climathon Brasil, coordena o Grupo de Trabalho sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GT ODS) no Engajamundo, é facilitadora da Plant-for-the-Planet, participa das redes Global Shapers Community, United People Global (UPG) e Youth Climate Leaders (YCL).