O Oceano da Vida

Cáp. do Livro: Se joga que aqui tem rede — Um desmanual de aprendizagem autodirigida

“O futuro da educação é plural e complexo. Não são em escolas lineares, mas sim em comunidades de aprendizagem que abraçam a autonomia e a vulnerabilidade.” (Luis e Amanda, Os Anjos de Aprendizagem)

Oi lindezas! Aqui quem escreve é a Amanda, mas pode me chamar de Amandinha, pois já somos íntimos (mal conheço, mas já te considero p4k4sss).

“Fazer convites nos coloca numa posição de extrema vulnerabilidade.”

Para ter o Luís como o meu companheiro de aprendizagem, decidi mostrar as entranhas da minha alma e ser TOTALMENTE sincera, deixando minhas intenções bem explícitas logo em nosso primeiro café online. Depois de um longo debate interno, lembro de juntar coragem e dizer:

Investigar uma pergunta de aprendizagem autodirigida é como desembarcar numa ilha misteriosa que esconde um precioso tesouro. Você pode escolher ir sozinho ou selecionar um tripulante corajoso para te acompanhar durante o trajeto. (Luís Sérgio)

Cada semana, era uma descoberta! Meu buddy virou meu amigo, meu confidente e meu conselheiro de jornada. Foi preciosíssimo encontrar apoio num anjinho de aprendizagem disposto a ouvir e compartilhar vitórias e derrotas, conquistas e fracassos, erros e acertos. Ao longo do tempo, meu buddy se tornou um lugar seguro que inspirou liberdade e confiança, um coração disposto a ouvir, aconselhar e transbordar.

  • Nem sempre a protelação significa preguiça! É necessário parar, respirar e investigar os vieses inconscientes que nos levam para o lugar de fuga. Evite o autojulgamento, se acolha, reflita sobre as causas da protelação e coma um chocolate.
  • Aproveite a jornada, celebre as pequenas vitórias e repita: isso não é nem a sombra daquilo que está por vir!
  • Nunca se conforme com sua fase atual. SEJA GRATO, MAS NUNCA CONFORMADO!
  • Estabilidade não existe, equilíbrio muito menos. Feche os olhos, se jogue no desconhecido e confie no processo!

ILHAS DE PRESENÇA

ESSA É A ILHA DA PRESENÇA!

Enquanto um buddie pega as caldeiras de praia e o guarda sol, o outro prepara uma água de coco e uma porção de camarão, para que ambos possam ter um tempo de delícia frente ao oceano misterioso.

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista