O CEO do Futuro está cada vez mais emocionante! O curso é uma iniciativa da ONG ICF e tem o objetivo de capacitar lideranças jovens para resolver os principais desafios socioambientais do Brasil.

No segundo dia (30/03) tivemos uma aula lacradora com Veruska Galvão, rainha das palestras sobre Desenvolvimento Humano e consultora Sênior da Senn Delaney, a Heidrick & Struggles company.

Veruska iniciou a aula de maneira beeeem agradável, com uma viagem cheia de aventuras para dentro de nós mesmos. A Vê abordou o tema de Inteligência Emocional e nos explicou sobre a importância de entendermos primeiro o que acontece com o nosso coraçãozinho para depois pensarmos em como salvaremos o planeta rs.

Por muitas vezes, caímos na tendência de culpar o outro pelas nossas experiências negativas e externalizamos um conflito interno que poderia ser resolvido rapidamente, caso déssemos ouvidos para os sussurros das emoções e dos sentimentos profundos. Uma coisa é certa: se queremos evoluir como indivíduos é fundamental deixarmos de lado os vícios de pensamento e nos abrirmos para as novas sensações!

Veruska MARAVIGATA Galvão, palestrante do CEO do Futuro

Todo esse papo é bem bonito e shalalá, mas também é pouco tangível. Se você não curte muito o abstrato e prefere a razão, eu gostaria de fazer um questionamento interessante que surgiu na aula:

“A gente pensa com a razão ou a gente justifica com a razão?”

Calma! Não responda sem pensar! Será que sua resposta foi racional ou foi aquela emoção ansiosíssima que quis acalentar o seu ego? Hmmmmmm. É bem complicadinho dizer se nossas escolhas e decisões são impulsionadas pela nossa razão ou pelo que sentimos.

Masssssss, na minha humilde opinião de xôfencinha sonhadora de 22 anos, são os DOIS! É tipo Yin-yang, metadinha-donats, bolacha trakinas meio-a-meio.

Se queremos ser mais inteligentes emocionalmente precisamos prestar MUITA atenção nas nossas decisões.

Como assim Amandinha? Não tô entendendo nada desse papo doidjo!

Tudo bem, sem estresse! Mas antes de te explicar, preciso que você reflita sobre duas questões:

  1. O que move as suas escolhas?

2. Quais são os processos que fomentam as suas tomadas de decisão?

Se você deseja ampliar sua consciência e se entender com mais profundidade, responder esses questionamentos é tarefa primordial!

É importante salientar que NÃO somos seres binários, então não podemos nos classificar como “seres racionais” ou “seres emocionais”. O ser humano é o bicho mais complexo do universo!!! Não agimos apenas pela razão ou pela emoção, existe um caminho do meio, conhecido como TCHANTCHANRÁNNNNN:

***********INTELIGÊNCIA EMOCIONAL***********

Para ficar mais simples, pensa na “emoção” como uma medida de energia que seu corpo produz de acordo com a experiência vivida. Essa sensação é uma potente reação do seu corpichto frente aos desafios do dia a dia. Já a “razão” é a caixinha que nos inserimos em busca de um sentido maior.

Você deseja uma vida equilibrada? Então precisa mesclar esses dois conceitos. Da super bom misturar pitadinhas de razão com pitadinhas de emoção =)

Para simplificar esse conceito, resumi em uma frase:

a RAZÃO É TEU EGO e a EMOÇÃO É TUA ALMA!

Isso tudo é uma gracinha, não é? Mas eu sei que o real motivo de você iniciar a leitura desse artigo é porque tem o desejo profundo de arrasar na vida! hehe Sei que está morrendo de vontade de perguntar:

-AMANDINHA, EXITE UMA FÓRMULA MÁGICA???

Olha, eu não sei se é certo chamar de magia, mas existe uma fórmulinha bem maravigold que pode te ajudar na lacração! =)

Atualmente, existe três tipos diferentes de inteligência, o QI, o QE e o QS.

Os três tipos de inteligência estão diretamente ligados a quem você é, a forma como você se relaciona e ao que faz sentido para você. Todos esses Qs tem um peso enorme para a sua felicidade!

  1. QI — Quociente de Inteligência

O QI avalia as nossas capacidades cognitivas considerando os aspectos do pensamento e do raciocínio. Ele representa a forma como os processos mentais se organizam para perceber, aprender, recordar e pensar sobre uma informação captada através dos cinco sentidos.

  1. QE — Quociente Emocional

A inteligência emocional é a forma como lidamos com nosso próprio eu, nossas emoções, conflitos e humores. O QE também é a capacidade de reconhecer emoções, ter clareza sobre os sentimentos e ter a habilidade de lidar com as emoções intrapessoais e interpessoais. Geralmente é esse tipo de inteligência que nos faz ser eficazes ou ineficazes.

Você controla suas emoções ou suas emoções te controlam?

3. QS — Quociente Espiritual

A Inteligência espiritual não tem nada a ver com religião! A QS tem a ver com seu propósito, sua missão de vida. Essa inteligência amplia os horizontes, te dá uma visão. É manifestada na busca por um sentido existencial. Todos os nossos valores étnicos e crenças são formados a partir do QE e guiam nossas ações e nossos comportamentos.

Por que você faz o que faz?/ O que te faz levantar todas as manhãs?

Agora que você já sabe os segredinhos para ser suuuuuuper inteligente, eu quero encerrar esse artigo com algumas diquinhas maravigolds para tornar sua vida mais arrasadora!

  1. Leia o livro “Inteligência Emocional”, do Daniel Goleman

Bora se aprofundar no assunto! Eu dei apenas uma pincelada em tudo que esse homem maravilhoso desenvolveu. O tempo todo nossas emoções estão gritando dentro do nosso ser, precisamos viver conscientes desse processo. ENTÃO BORA BUSCAR CONHECIMENTO!

2. Medite diariamente

Você sabia que a meditação é uma forma poderosa de autoconhecimento? Comece a ter consciência do que está dentro da sua cabecinha, descubra o que seus pensamentos estão dizendo. As nossas memórias são construídas através das nossas emoções e em tempos de modernidade líquida, o AUTOCONHECIMENTO vale muito mais do que o conhecimento extrínseco!

3. Reconheça seus pontos-cegos e sua percepção seletiva

Cada pessoa escolhe ver o mundo de uma determina forma. Tenha amigos confiáveis que te ajudam a enxergar algo que você não está vendo, quer seja em você, quer seja ao teu redor!

PRONTINHOOOO, agora você está pronto para arrasar lindamente!!! Continue curiosx, busque informações e esteja abertx para as experiências que te proporcionarão as sensações mais lacradoras desse universo!

Um beijo na testa,

Amandinha

Amanda Costa é estudante de Relações Internacionais e articuladora da ONG Engajamundo, na qual coordena o grupo de trabalho sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GT ODS)

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store