Sitemap

Mulher Brilhante

Reflexões sobre o primeiro livro de Kenia Gama

4 min readMar 5, 2025
“Você não é seus pensamentos, você é o observador dos seus pensamentos”. (Kenia Gama)

Lindeza climática, o que você pensa sobre si mesma?

Essa semana finalizei o livro de Kenia Gama: Desperte a mulher brilhante que existe em você: Conquiste sua independência emocional e financeira por meio de ferramentas poderosas e inovadoras e me senti bemmmm animada com o conteúdo.

Kenia é empreendedora, palestrante e criadora de conteúdo que já passou por muitos altos e baixos. A gata já quebrou, teve depressão, mas conseguiu se reerguer e decidiu compartilhar seus aprendizados através de um livro. Eu li, me emocionei e agora quero compartilhar com vocês, minhas queridas leitoras climáticas. Borá lá? ❤

“Ser uma mulher brilhante não é dar conta de tudo, dizer sim para tudo, mas fazer as escolhas certas e desenvolver essas escolhas.” (Kenia Gama)

É muito louco pensar em como nossos pensamentos afetam a nossa realidade, ne? Bora fazer um exercício de auto-reflexão: você é o tipo de pessoa que reclama, é invejosa, fala mal dos outros ou é o tipo de pessoa que está interessada em evoluir para chegar ao próximo nível?

Eu costumo brincar com minhas amigas: “quem trabalha com tesão, estuda, vai para a academia, faz dieta, lava louça/roupa, cuidar da casa, da saúde e quer ser alguém na vida não tem tempo para falar mal dos outros.

É claro que todo o nosso contexto de vida vai influenciar quem nos tornamos: o ambiente do nosso lar, família, companhias têm uma influência giganteeeesca no nosso comportamento. Contudo, a partir do momento que nos tornamos conscientes de determinados padrões, fica bem mais fácil buscar o que realmente queremos.

A maneira como vemos o mundo molda aquilo que acreditamos ser possível, que acreditamos merecer, que impulsiona ou limita nossos sonhos. É comum pensarmos: será que esse projeto vai dar certo?”, quando na verdade nosso padrão de pensamento deveria ser: “eu vou fazer isso até dar certo!”

Percebeu a diferença? ;)

E o jogo muda quando colocamos nossas habilidades em prática. Quando nos dedicamos àquilo que gostamos e somos boas, produzimos o dobro com a metade do esforço. O trabalho fica leve, entramos no estado de flow e até nos divertimos durante o processo. Esse lugar de contentamento nos traz paz, leveza, felicidade, amor, alegria e muitooooo brilho, pois exalamos uma energia positiva, contagiamos aqueles que estão ao nosso redor e até contribuímos para criar um mundo mais agradável.

Como diz a escritora e líder espiritual americana Marianne Williamson em seu livro Return to Love:

“Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nosso maior medo é não saber que nós somos poderosos, além do que podemos imaginar. É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, lindo, talentoso, fabuloso?”. Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus. Você, pensando pequeno, não ajuda o mundo. Não há nenhuma bondade em você se diminuir, recuar para que os outros não se sintam inseguros ao seu redor. Todos nós fomos feitos para brilhar, como as crianças brilham. Nós nascemos para manifestar a glória de Deus dentro de nós. Isso não ocorre somente em alguns de nós; mas em todos. Enquanto permitimos que nossa luz brilhe, nós, inconscientemente, damos permissão a outros para fazerem o mesmo. Quando nós nos libertamos do nosso próprio medo, nossa presença automaticamente libertará outros.”

Potente, né? Eu sempre me sinto emocionadíssima quando leio esse trechinho!

Para finalizar lembre-se, não há absolutamente nada de digno, belo e admirável em brilhar menos do que você pode brilhar. Não há humildade em querer ser menos do que você pode ser, isso se chama escassez. Se você está enfrentando um momento difícil na sua jornada, que tal seguir essas dicas para ter um tiquinho mais de leveza?

  1. Pratique a gratidão: antes de dormir, escreva 3 coisas boas que aconteceram durante o dia que você se sentiu grata.
  2. Tenha uma agenda: repita comigo: “eu mando na minha agenda e a minha agenda manda em mim”. Isso te ajudará muito a aumentar o foco.
  3. Escreva num caderninho pela manhã: Onde eu vi Deus ontem? Esse exercício te ajudará a refletir sobre seu dia e valorizar as coisas belas, simples e abundantes da vida.

Espero que essa breve reflexão tenha ampliado a sua visão de mundo e te ajudado a criar uma realidade mais gostosinha, minha querida leitora! Agora me conta nos comentários: Você está se permitindo ser uma mulher brilhante?

Curtiu o texto? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes. Aproveita para me seguir no instagram @souamandacosta :)

Ativista climática, jovem conselheira do Pacto Global da ONU e fundadora do Instituto Perifa Sustentável. Amanda Costa é formada em Relações Internacionais, atua como Embaixadora Cultural dos EUA (IVLP — International Valuable Leadership Program) e Jovem Consultora do British Consul (Climate Skills e #90YouhVoices — UK). Reconhecida como #Under30 na revista Forbes, é TEDx Speaker, LinkedIn Top Voices, LinkedIn Creator e já participou de 5 conferências oficiais das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, sendo elas COP 23 — Bonn (Alemanha), COP 24 — Katowice (Polônia), COP 26 — Glasglow (UK), COP 27 — Sharm El Sheik (Egito), COP 28 — Dubai (Emirados Árabes), COP29 — Baku (Azerbaijão). Em 2024, Amanda foi painelista no BRICS Green Cities Forum, em Moscow — Rússia.

--

--

Amanda da Cruz Costa
Amanda da Cruz Costa

Written by Amanda da Cruz Costa

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável

No responses yet