Eu fracassei
Já tem alguns meses que eu venho me sentindo estranha… Uma sensação de insuficiência, com uma voz que sussurra na minha mente:
- Você não vai dar conta;
- Você ainda não está preparada;
- Você não tem as habilidades necessárias.
Há cerca de um ano decidi levar o Perifa Sustentável para um lugar de construção coletiva: comecei a formar equipe, articular com voluntários e permiti que outras pessoas sonhassem comigo uma nova agenda de desenvolvimento para o Brasil.
Mas confesso que, como fundadora e diretora executiva da organização, sempre senti uma cobrança individual para fazer esse sonho dar certo.
E para dar certo, precisa de grana para executar projetos.
Então eu fui atrás desse dinheiro: conversei com amigos que trabalham como financiadores, busquei investimento privado e até fizemos uma vaquinha para captar parte dos recursos.
Mas nada deu certo… Infelizmente não batemos a meta mínima de 30K da vaquinha na Benfeitoria e essa semana todas as pessoas que contribuíram receberam os valores investidos de volta.
“Esse processo aumentou a minha dor e a sensação de insuficiência. As vezes parece que não importa o quanto eu trabalhe, estude, articule… nunca será suficiente!”
Junho foi o mês que eu mais chorei, e olha que nem chegamos na metade… (compartilhei parte desse processo aqui). A vida de um empreender é uma montanha-russa e ainda estou aprendendo a lidar com tantas emoções.
Na última sexta-feira recebi uma notícia que me virou de ponta cabeça: o Perifa Sustentável foi selecionado no edital ELAS PERIFÉRICAS, da Fundação Tide Setubal!!!
Lembro que fiz a segunda parte do processo seletivo com a Mahryan, uma querida amiga e companheira de equipe. Naquela manhã, eu tinha chorado horrores, estava com a alma abatida e com o coração em migalhas.
Mas lavei o rosto, passei batom e mostrei a minha melhor versão. Trouxe a minha verdade, contei com o apoio da Ma e numa sintonia maravilhosa, falamos o porque que o Instituto Perifa Sustentavel merecia ser contemplado nesse edital.
E não é que deu certo?!
Além do apoio de 20 mil reais para ser investido com fortalecimento institucional, teremos mentorias e conexões para nos ajudar a navegar no mundo das organização do terceiro setor.
Eu estou feliz e as feridas estão cicatrizando, mas confesso que passar por esse processo me deixou reflexiva:
“Numa sociedade patriarcal capitalista de supremacia branca, meu gênero, a cor da minha pele e a minha classe social vão influenciar SIM a quantidade de muros que precisarei quebrar!”
Mas assim como disse a rainha Doralyce:
“Levanto a bandeira da revolução. Eu canto e a minha voz ecoa na nação. A jornada é dura, eu não desisto não. Eu tô na rua é pra lutar e que haja flores onde eu pisar.”
Obrigada por acompanhar a minha história 🤎
Amanda Costa é ativista climática, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundou o Instituto Perifa Sustentável. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, LinkedIn Top Voices e Creator, TEDx Speaker e atua como vice-curadora no Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.