Descubra o Elo
Uma reflexão sobre o livro da Ana Visone e Milena Serro
Eu acredito profundamente no poder da colaboração
Sempre tive o sonho de escrever um livro e em 2023 decidi tirar essa ideia do papel. Assim que decidi, uma grande dúvida surgiu na minha mente: por onde começar?
Naquele momento, eu não conhecia muitos escritores (na verdade, não conhecia nenhum rs) e portanto pedi apoio nas redes. Escrevi um post no LinkedIn compartilhando esse sonho e perguntei se algum seguidor poderia me indicar possibilidades de caminho.
Me senti super querida! Muitas pessoas comentaram no post e outras me chamaram no chat, se colocando à disposição para compartilhar suas próprias jornadas nesta aventura da escrita. Uma das pessoas que bati um papo foi a Milena Serro, que escreveu o livro “Descubra o Elo”.
Ler essa obra foi como levar um chacoalhão na minha alma! Separei abaixo algumas reflexões que borbulharam em meu coração, espero que esses pensamentos também te provoquem a mergulhar nesta leitura :)
Para mim, o ELO descrito no livro foi uma viagem para dentro, onde pude investigar meus princípios, valores e sonhos. O livro fala sobre amor, perdão, aprendizados, gratidão e a nossa responsabilidade em domar os nossos sentimentos.
Às vezes a vida fica muito louca e perdemos o controle de algumas coisas, né? Mas entender que somos influenciados pelo nosso ambiente nos ajuda a perceber que se queremos ter sucesso precisamos desenvolver ambição, determinação e senso de propósito.
Querida leitora, você acha que:
“Somos o que desejamos, ou um espelho daqueles que nos cercam?” (Ana Visone e Milena Serro, Descubra o Elo)
Depois de finalizar a leitura, descobri que somos um pouquinho dos dois. Nossas experiências, aquilo que assistimos na televisão, as pessoas que seguimos nas redes sociais, os cursos que fazemos, os livros que lemos, a convivência com nossos amigos e familiares… Tudo contribui para formar pedacinhos de nós e a maneira que enxergamos esse mundo. A real, é que tudo ao nosso redor emite alertas e saber interpretá-los não só torna nossas decisões mais assertivas, como torna nossa vida mais leve.
A vida é uma consequência das escolhas do dia-a-dia.
Ativistas de plantão, não me levem a mal. Não quero que você me veja como uma coach meritocrática de instagram e pense que sou adepto daquele antigo pensamento de “quem quer consegue.” Existem diversos fatores que atravessam a nossa existência, como a cor da nossa pele, o lugar onde nascemos, nosso gênero, orientação sexual e também o nosso signo! (esse último é brincadeira KKKKKK ou não, vou deixar você decidir…)
“Não podemos mudar o nosso passado, é verdade. Podemos, sim, transformar as experiências dentro de nós a partir da maneira como as contemplamos e do sentido que damos ao que vivenciamos. Que tal apreciarmos as nossas jornadas? Admirarmos a nossa resiliência?” (Ana Visone e Milena Serro, Descubra o Elo)
Uma das coisas que nos ajuda a ressignificar experiências e ter uma existência mais leve é quando descobrimos e nutrimos os nossos valores, que basicamente, são os princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa.
Talvez esteja um pouquinho confuso, mas calma. Vou te dar um exemplo.
Os meus valores principais são aprendizado, amor, leveza. Para eu estar bem EU preciso cuidar desses valores. Exemplo:
- Aprendizado: eu amo ler, fazer curso, estudar. Aprender e compartilhar conhecimento me enche de alegria! (Eis uma das razões por que decidi escrever esse artigo, estou nutrindo um valor).
- Amor: como cristã, decidi amar a Deus sob todas as coisas e meu próximo como a mim mesma. Para mim, amar é desejar o bem, fazer o bem e o mais importante: aceitar as pessoas do jeitinho que elas são, sem querer mudá-las.
- Leveza: eu quero uma vida leve!!! Sorrisos, abraços e aquela paz maluca que o mundo pode estar pegando fogo, mas a calma interior transborda e faz quem estar por perto se acalmar também.
Aprendi que meus valores devem ser alimentados e mantidos apenas por mim! Tem uma explicação bem didática no livro sobre isso, veja abaixo:
Se um dos seus valores é o amor e você só se sente amado quando é presenteado, experimentará uma frustração constante, uma vez que ninguém tem a obrigação de te presentear! Agora, quando você escolhe se presentear diariamente, aí sim terá seu valor preenchido. Você tem seu “manual de funcionamento” em mãos. (Ana Visone e Milena Serro, Descubra o Elo)
Muito bom, né?
Para ter uma vida gostosa, precisamos viver nossos valores no dia-a-dia. O segredo é transformá-los em comportamentos, ou seja, ações que podemos realizar facilmente e que dependem exclusivamente de nós. Afinal, a felicidade não está nas coisas esplêndidas e grandiosas, ela mora nas pequenas grandiosas realizações do dia a dia ❤
Ativista climática, jovem conselheira do Pacto Global da ONU e fundadora do Instituto Perifa Sustentável. Amanda Costa é formada em Relações Internacionais, é Embaixadora Cultural dos EUA (IVLP — International Valuable Leadership Program) e Jovem Consultora do British Consul (Climate Skills e #90YouhVoices — UK). Reconhecida como #Under30 na revista Forbes, é TEDx Speaker, LinkedIn Top Voices, LinkedIn Creator e já participou de 5 conferências oficiais das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, sendo elas COP 23 — Bonn (Alemanha), COP 24 — Katowice (Polônia), COP 26 — Glasglow (UK), COP 27 — Sharm El Sheik (Egito), COP 28 — Dubai (Emirados Árabes). Em 2024, Amanda foi a delegadada brasileira convidada pelo governo de Moscow para participar do BRICS Green Cities Forum, em Moscow — Rússia.