Já reparou que as pessoas criativas encaram o mundo de forma diferente, como se elas vivessem em um universo paralelo, totalmente coloridinho? Pois é, essa galerinha tem um jeito único de lidar com a rotina e com as práticas diárias, são sonhadorxs, visionárixs e curtem um pouquinho de utopia. Xs criativxs não se contentam com a realidade e estão sempre buscando ferramentas para melhorar diversos aspectos da vida.

A criatividade é uma característica dos lacradores, pessoas que brilham muito no rolê! Esse pessu é extremamente curioso e estão sempre em busca de informação e inspiração.

Mas não pense que a criatividade é um dom divino ou uma habilidade do além! Ser criativo não tem nada a ver com sobrenaturalidade, é apenas a capacidade de inventar e inovar, qualidades inerentes a todos os seres humanos!

Hmmmmmm, esse papinho é interessante. Massssss, me diga uma coisa: você já parou para pensar no real significado dessa palavrinha baphônica?

Muitas vezes caímos na correria da rotina e adotamos concepções simplistas e superficiais para diversos temas da nossa realidade :P

OK AMANDINHA, BORA DEFINIR ESSE TERMO!

Essa característica pode ser traduzida como a habilidade de pensar fora da caixa, ou seja, pensar de forma diferente da maioria. Ser criativo é ser original, não seguindo as normas pré-estabelecidas e não replicando o que já foi feito milhareeeeees de vezes.

Em termos práticos, a criatividade pode ser definida como:

  • Encontrar a solução para um problema;
  • Descobrir maneiras diferentes de fazer a mesma coisa;
  • Inventar um novo uso para algo já existente;
  • Produzir mais usando menos recursos financeiros, energia ou tempo.

Amandinha, adorei o conceito! Mas e eu? EU consigo ser criativo?

SIMMMMMMMMMMMMMMMM, meu caro leitor, ABSOLUTAMENTE SIM! E não me venha com o papo de:

-“Eu até gostaria, mas não sou esse tipo de pessoa.”

-“Esse é um dom que eu não tenho.”

-“Eu sou muito racional.”

-“Não tenho tempo para perder no mundo da lua.”

Se você chegou até aqui é por que deseja ardentemente BRILHAR MUITO NA CRIATIVIDADE!

Acertei?! Uhuuuuuu, então se liga nessas diquinhas baphô:

  1. SEJA UM DRAGÃO DEVORADOR

Consuma tudo que puder! Seja livros, filmes, teatro, gibis, música, séries do Netflix etc. Veja o que te agrada e mergulhe fundo nesse tema. Para as suas ideias transbordarem, você precisa super se informar no assunto que te atrai!

2. FOQUE NO PROBLEMA

Pode parecer meio controverso pensar dessa forma, mas muitas vezes nosso cérebro está condicionado a encontrar soluções rápidas, superficiais e que simplesmente NÃO FUNCIONAM! Se você tem um desafio para resolver, comece criando um mapa mental. Desenhe seu problema, faça um cheque de necessidades e outro de possibilidades. Aproveita e convida alguns amigos para um TORÓ DE PARPITES (brainstorming)!

Fonte: Ciano ARRASADOR Buzz

3. VAI DAR UMA VOLTINHA

Imagine esse cenário: você está com um problemão, já fez o mapa mental e não enxerga nenhuma possibilidade de resolução.

Existem duas alternativas:

  • Ficar tristinhx e cabisbaixo, pensando que seu problema é o problema mais horroroso do universo;
  • Sair desse estado de pré-depressão e dar um rolê.

Quando estamos com problemas, nossa cabeça fica cheia e ficamos paralisados, sem saber como agir. Nesses momentos a criatividade fica bloqueada e não conseguimos pensar em absolutamente nada. Quando isso acontecer se mexa, mude de ares! Permanecer no mesmo ambiente não vai fazer a solução cair no seu colo, então BORA ESPAIRECER.

Aproveita esse momento para beber um chazinho, ligar pro crush e passear pelo bairro! Você vai notar que os sentimentos bons vão te inundar e rapidinho sua cabecinha oca voltará a funcionar!

4. COMPARTILHE

Ninguém faz nada sozinho! Tenha pessoas confiáveis ao seu redor, uma rede de apoio salvadora. Converse com um amigo, abra seu coraçãozinho e compartilhe o desafio. Na maioria das vezes a solução está no nosso interior e tudo que precisamos fazer é externalizar os nossos pensamentos.

5. PENSE POSITIVO

Eu sei que essa frase está mega clichêzinha, mas realmente funciona! Pensar positivo é a habilidade de enxergar o lado bom do seu passado e do seu presente, ao mesmo tempo que encara seu futuro de forma confiante e otimista! Permita que a sua mente se conecte com sua alma e se jogue ousadamente em uma vida intensa, alegre e SUPER CRIATIVA.

A criatividade está dentro do teu ser, você só precisa fazer um esforcinho para acessa-la!

Amanda Costa é estudante de Relações Internacionais, membro do Global Shapers Community e Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GT ODS), da ONG Engajamundo.

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store