Carta para meu filho

De uma futura mãe preta, internacionalista e ativista

Exercício de cura indicado pela Camila Berteli, após provacações feitas pela Mahryan Sampaio, Wisma Goulart e Egnalda Côrtes.

Oi baby, parabéns!

Hoje é o seu aniversário de cinco anos e eu estou profundamente grata, honrada e satisfeita de ler essa carta para você. A mamãe escreveu esse texto no dia 20 de junho de 2021, após viver uma semana beeeeem intensa! Mas fica tranquilo, o Espírito de Jesus esteve do meu ladinho, sussurrando que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28).

Hoje estou referência internacional no ativismo climático, pela sustentabilidade (Agenda 2030 — Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e pela negritude, faço recortes interseccionais, intersetoriais e intergeracionais e atuo como porta-voz em conferências locais, nacionais e internacionais. O Perifa Sustentável, meu projeto para democratizar as pautas socioambientais para as periferias e favelas de São Paulo, hoje é umas das melhores organizações socioambientais do mundo, acumulando premiações na ONU, Harvard, Open Society, MIT, Facebook, McKinsey e Google!

O começo foi megaaaa desafiador, eu não me sentia pronta e não fazia ideia dos processos que me aguardavam. No entanto, eu estava disposta, comprometida com a missão divina e confiante de que nada disso é sobre mim, sempre foi sobre os planos do Eterno para a minha geração.

E Deus é tão WOWWW que só precisava do meu sim. Seu coração derreteu quando ouviu meu “eis-me aqui Senhor, usa-me a mim”.

E que bom que eu disse SIM!

Meu posicionamento transformou a minha vida num jardim de delícias, gostosuras e diversões. Contudo, tive que passar por alguns vales, lugares de sacrifícios, amadurecimento e MUITA fé.

  • Tive que levantar o pé e ter a certeza de que Deus colocaria o chão.
  • Me permiti ser quebrada, triturada e refeita, como um vaso de barro.
  • Aprendi a ser mansa como o cordeiro e sagaz como a serpente.
  • Sentei-me aos pés de Jesus, fiz massagem no dedão magrelo do mestre e entendi o que é depender unicamente dele.

“O seu cheiro filho, lembra o cheiro de Jesus. Vocês dois tem essência de alegria!”

Deus, como um pai zeloso, me preparou para viver exatamente o que vivo hoje. Ele colocou mentoras maravilhoooosas na minha vida que me auxiliaram a construir uma base sólida e ter certeza sobre a minha identidade. Ouvi coisas que machucaram, mas foram fundamentais para aprofundar meu processo de reflexão, autoconhecimento e empoderamento como mulher preta, internacionalista e ativita.

As opressões contra as pessoas pretas ainda são uma realidade, mas não é algo velado. Podemos falar abertamente sobre essas pautas e diversas políticas públicas foram criadas e estão sendo implementadas, com o objetivo de mitigar os danos que 354 anos de escravidão trouxeram para o Brasil.

Meu filho, tenho orgulho de contar que fui uma das jovens antirracistas que abraçou essa luta, se posicionou como um agente de transformação e lutou estrategicamente contra as injustiças sociais que atravessam o nosso povo!

Doeu, mas valeu cada lágrima! Deixei o Espírito me guiar e a colheita foi sobrenatural! Hoje somos milionários e apesar de termos MUITAS riquezas na Terra, sei que isso não é nem a sombra daquilo que está por vir.

Pequeno gafanhoto, atente-se aos conselhos da sua mãe, a rainha mais maravilhosa do universo:

1. Não ligue quando questionarem a sua identidade. O que não te cabe, não te dói.

2. Acorde cedo, leia livros, tome banho natural, pratique exercícios físicos e tenha MENTORES. Essa foi a minha fórmula de sucesso para ahazar na vida e lacrar no role. Teste ela e depois crie a sua!

3. Sonhe, mentalize, confie em Deus de todo o seu coração e de toda a sua alma. O nosso mestre tem prazer em distribuir talentos e tesouros para os filhos que estão disposto a TRANSBORDAR ❤

Lembre-se, você nasceu para reinar, servir e desfrutar o MELHOR dessa Terra. Seja forte e corajoso, confie em YESHUA e mergulhe no desconhecido! Tenho certeza de que a sua vida será uma aventura maravilhosa 😊

Com amor,

Sua mãe preta, internacionalista e ativista.

Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é apresentadora do Direto da Base, colunista da Agência Jovem de Notícias e do Um só Planeta. Liderança Forbes Under 30, Amanda tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um planeta inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude da ONU, Global Shapers Community e United People Global.

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista