Campanha #PelaSara

A jovem empreendedora social Sara Raimundo morre a caminho do Brazil at Silicon Valley e familiares pedem ajuda para trazer o corpo de volta

Amanda da Cruz Costa
3 min readApr 24, 2023

Ontem vi uma notícia que me deixou desolada: a morte de Sara Silva Raimundo.

Sara tinha apenas 32 anos, se formou em direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e era sócia-fundadora da startup UnicaInstancia, ao lado de Gilmar Bueno.

Ela estava viajando para Nova Orleans — Louisiana (EUA), a caminho da conferência Brazil at Silicon Valley, quando de repente, seu sonho de conhecer a América foi interrompido: durante o voo, Sara sentiu fortes dores no peito, teve uma parada cardíaca e faleceu.

Receber essa notícia doeu.

Eu não tive a oportunidade de conhecer Sara pessoalmente, mas vi a minha timeline do Instagram e do LinkedIn inundadas por mensagens, fotos e homenagens de pessoas que eram próximas a ela, revelando o tamanho da luz que brilhava dessa jovem empreendedorta social.

Assim que teve conhecimento do fato, uma querida mentora me mandou mensagem. Ela estava aflita, perguntou se eu tenho plano de saúde e se faço checkups com frequência.

As respostas foram não e não.

Infelizmente, plano de saúde para jovens empreendedores pretos ainda não fazem parte da nossa comunidade. Os preços são elevados e muitas vezes estamos contando o dinheiro para dar vida aos nossos negócios.

Precisamos mudar essa lógica!

Vivemos numa correria louca que está ceifando nossas vidas. Me corta o coração ver a história de mais uma mulher negra, periférica e empreendedora social cessada tão de repente. De forma súbita, o que era para ser a realização de um sonho, se tornou um horrível pesadelo.

Querida lindeza climática, a vida é um sopro!

Sei que estamos comprometidas em causar um impacto positivo no mundo, mas não podemos mais deixar de lado nossa saúde. Hábitos saudáveis, pausas e descansos devem ser somados a exames periodicos e visitas frequentes aos nossos médicos.

Encerro essa reflexão com uma frase que sempre borbulha em minha alma: antes de fazer o bem, EU preciso estar bem! Desejo que essa frase também se torne um mantra para todas vocês.

Talvez nesse momento você esteja se questionando sobre oque fazer.

Agora a família de Sara precisa de ajuda para trazer o corpo de volta para o Brasil. O translado internacional + taxa cemiterial custam R$111.065,16, o que corresponde a U$21.490. Participe, compartilhe e fortaleça a campanha #PelaSara:

A irmã de Sara, Tamires Silva Raimundo, está recebendo as doações. Os dados para quem quiser ajudar são:

Banco: Nu Pagamentos — 0260
Agência: 0001
Conta-corrente: 8053128–2
Favorecido: Tamires Silva Raimundo
CPF: 135.650.787–58
PIX: tamires.sr456@gmail.com

Amanda Costa é ativista climática, jovem conselheira do Pacto Global da ONU, fundadora do Instituto Perifa Sustentável e apresentadora do #TemClimaParaIsso?, um programa sobre crise climática. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, TEDx Speaker, LinkedIn Top Voices e Creator e em 2021 foi vice-curadora do Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.

--

--

Amanda da Cruz Costa

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável