Brasil acima de tudo, Deus acima de todos?

Resenha do Livro Crucificando a moralidade, o evangelho das bem-aventuranças

Amanda da Cruz Costa
5 min readJan 16, 2023

Olá minha lindeza climática, tudo bem? :)

Bem é uma palavra complexa para o que vem acontecendo no Brasil nesses últimos tempos, eu sei…

O presidente Lula mal assumiu o poder e já teve que decretar intervenção federal no DF, pois terroristas que defendem “Deus, Pátria e Familia” foram para Brasília e quebraram tuuuuuudo, na tentativa de impedir que a democracia prevalecesse.

É doido pensar em como a influência da religião evangélica cresceu na política, né? Imagino Jesus olhando essa palhaçada e pensando:

Visto a ascensão de lideranças fundamentalistas de extrema direita, decidi compartilhar mais informações e reflexões não só sobre meio ambiente e crise climática, mas também sobre a minha , ativismo e política.

Hoje vamos conversar sobre o primeiro ponto, a .

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.” (Hebreus 11:1 — Bíblia Sagrada)

Fui uma criança questionadora, aquela garotinha dos “porquês”. Frequentava a Congregação Cristã do Brasil e não entendia aquele universo de regras:

  • Não pode usar calça;
  • Não pode usar brinco;
  • Não pode cortar o cabelo;
  • Não pode pintar as unhas;
  • Não pode assistir televisão.

Isso era uma parada que me incomodava bastante, mas eu sentia tanta paz quando ia à igreja! Se esse era o preço necessário a ser pago para estar na presença de Deus, eu estava disposta.

No entanto, conheci a igreja Bola de Neve com 19 anos e percebi que grande parte daquelas regras que aprendi na #CCB eram apenas normas e costumes, trazendo um recorte de um tempo específico que não necessariamente, correspondiam à vontade de Deus.

No Bola de Neve, as minhas dúvidas eram outras. Eu pensava:

  • Oque Jesus espera de mim?
  • Qual é o comportamento de um cristão?
  • Como posso cumprir a missão que Deus me deu?

Eu só queria agradar o meu Criador!

Hoje percebo que muitos dos meus irmãos e irmãs em Cristo nutrem o mesmo desejo, mas são influenciados por pastores e lideranças religiosas que se auto-intitulam a “voz de Deus na Terra”, mas na verdade estão masis interesssados em dinheiro, fama e poder.

Complexo, bem complexo. Ainda mais porque, de quatro anos para cá, as minhas lideranças e inspirações evangélicas se associaram ao governo do Bolsonaro, carregando o discurso de que:

“Esse é o tempo dos Filhos de Deus se posicionarem.”

Mas… vemk. Oque é ser Filho de Deus?

Para mim, ser filha de Deus não diz respeito apenas ao que faço, mas é sobre quem eu sou! Eu quero crescer com meus olhos fixos em Jesus, desfrutar sua maravilhosa graça (favor imerecido) e desenvolver uma vida de paz, alegria e justiça no Espírito Santo.

“Os cristão, por haverem entendido a graça de Deus, são pessoas que são pobres de espírito, que choram e que são mansos, que têm fome e sede de uma justiça não deles mesmos, que transpiram misericórdia e pureza de coração, que fazem a paz e experimentam perseguição por amor a Jesus.” (R. W. Glenn)

Isso é muito diferente do que recentemente vimos em Brasília :(

Sinto vergonha, tristeza e profunda frustração ao assistir esse vídeo, principalmente por ver os golpistas com a bandeira do Brasil e sabendo que muitos utilizam a religião cristã para sustentar um comportamento terrorista.

A religião e a moralidade transformaram o cristianismo num sistema de realizações: “faça isso e você viverá”, fazendo com que muitos seguidores de Jesus acreditassem que deveriam seguir fielmente as ordenanças de suas lideranças espirituais para obter as bênçãos de Cristo.

Vimos o crescimento do ódio, da vingança e da guerra! Mas a Bíblia nos ensina a ter uma postura completamente diferente. Salmos 37:11 diz: “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitam na abundância de paz.”

Jesus não era um molengão indeciso, mas era radicalmente manso! Toda a sua vida foi uma expressão profunda de humildade e desejo de colocar a vontade de seu Pai em prática.

Antes de encerrar nossa conversa, quero te fazer um pedido:

Pare de olhar apenas para seu líder espiritual e comece a olhar para Jesus! Que tal pedir para Deus trocar a sua justiça própria pela justiça de Cristo?

Aqueles que recebem a graça e a misericórdia de Deus, se tornam um canal para que Jesus passeie pela Terra, cultivam uma vida de amor e rebatem ódio, vingança e maldade com caridade, compaixão e pureza de coração.

“Pureza de coração não é perfeição moral e sim honestidade diante de Deus e dos homens.” (R. W. Genn).

Querida leitora, quando o moralismo se tornar irrelevante, a hipocrisia será exposta e somente a graça permanecerá. Lembre-se disso e viva consciente da obra de amor que Jesus fez por ti ❤

Curtiu o texto? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes. Aproveite para me seguir no Instagram, no Tiktok e no LinkedIn :)

Um agradecimento especial para o Carlos Henrique, que me abençoou com o livro Crucificando a Moralidade, o Evangelho das Bem-aventuranças e plantou a sementinha para que todas essas reflexões acontecessem.

Amanda Costa é ativista climática, jovem conselheira do Pacto Global da ONU, fundadora do Instituto Perifa Sustentável e apresentadora do #TemClimaParaIsso?, um programa sobre crise climática. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, TEDx Speaker, LinkedIn Top Voices e Creator e em 2021 foi vice-curadora do Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.

--

--

Amanda da Cruz Costa

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável