Bolders — Search Inside Yourself

Somos bombardeados com informações, propagandas e campanhas 24h por dia. Infelizmente, nos acostumamos a viver no mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) e avaliamos como normal a constante sensação de sobrecarga e esgotamento.

Esse estilo de vida desencadeou problemas psicológicos gravíssimos em grande parcela da população, como ansiedade, depressão, crise de pânico etc.

Surge um desafio:

“Como criar uma técnica que cuide da inteligência emocional ao mesmo tempo em que aumenta a performance e a produtividade?”

Pesquisadores do Google encontraram a resposta!

Uma equipe de especialistas em mindfulness, neurociência e inteligência emocional desenvolveu um treinamento sobre consciência no agora, o Search Inside Yourself. Esse treinamento auxilia a intensificar o foco, ensina a lidar positivamente com o estresse, estimula a criatividade, amplia a agilidade e potencializa a resiliência.

Apesar do Search Inside Yourself ser destinado para líderes empresariais de alto escalão, os jovens talentos do Instituto Bold tiveram acesso a esse treinamento MARAVIGOLD! ❤

Thais Requito, professora do Search Inside Yourself Leadership Institute, facilitou um workshop de dois dias para os Bolders, compartilhando práticas de mindfulness, escuta ativa e conexão profunda.

“É fundamental reservar tempo diário para desenvolver a inteligência emocional.” Thais Requito

Inteligência Emocional: Capacidade de reconhecer e monitorar os seus próprios sentimentos e emoções, bem como os das outras pessoas.

Muitas vezes deixamos de performar em alto nível por que estamos trabalhando no piloto automático. Isso acontece quando colocamos nossa atenção no passado/futuro, nos perdemos em distrações, vivemos menos conscientes e deixamos hábitos tóxicos guiarem nosso comportamento.

Mas Amandinha, como eu posso sair do piloto automático?

Querido leitor, colocando essas dicas lacradoras em prática você vai ganhar uma SuperMegaMeta consciência no agora!

  1. Preste atenção na sua respiração: Sua mente esta aérea? Pare, coloque sua mão em algum ponto estático e respire fundo três vezes. O resultado é imediato!
  2. Relaxe o corpo: Feche os olhos e imagine-se em um lugar de paz. Você pode ir à praia, ao parque ou até mesmo à lua, sem nem precisar se mexer.
  3. Reflita sobre o que é importante agora: Pergunte-se para si mesmx e escreva num papel. A prática da escrita tem o poder de acalmar a mente e revelar desejos profundos.
  4. Tenha atitude curiosa e pratique a gentileza: Trate-se com amor, respeito e carinho. SEJA SEU MELHOR AMIGO!

Desenvolver inteligência emocional nos ajuda a navegar pelo mundo VUCA, um lugar onde o caos se tornou constante!

Opa Amandinha, super curti! Por onde começo?

Para ter sucesso na prática de mindfulness, é necessário desenvolver três áreas internas: autoconsciência, autogestão e autocompaixão.

Autoconsciência: capacidade de olhar para si mesmo com honestidade e transparência, se reconhecendo por inteiro, quer seja nos pontos positivos, quer seja nos pontos negativos.

A consciência emocional possibilita a transição do espaço existencial para o espaço experimental. Com isso, os sentimentos adquirem um estado temporal e perdem o poder de definição.

Ex: Eu SOU ansioso X Eu ESTOU ansioso

Autogestão: é o conjunto de práticas pessoais para melhorar a distribuição de tempo, atividades e disposição de energia de um indivíduo.

Ex: Organização pessoal, cronograma, listas de to-do, planejamento do dia, etc.

Autocompaixão: estado de gentileza constante com seu eu-interior, entendendo e acolhendo tudo que não pode ser mudado. A autocompaixão auxilia o desenvolvimento da mentalidade de crescimento e potencializa a motivação para entrar no ciclo de crescimento constante.

Ufa, agora é a sua vez!

MERGULHE NO MINDFULNESS E DESCUBRA O UNIVERSO QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ!

Bolders — Turma 2 Semestre, 2019

Amanda Costa é estudante de Relações Internacionais, empreende o Climathon Brasil, coordena o Grupo de Trabalho sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GT ODS) no Engajamundo, é facilitadora das Academias da Plant-for-the-planet, é membro das redes Global Shapers Community e Youth Climate Leaders (YCL).

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista