Arrasando na comunicação! ✨
Os alunos do Instituto Bold estão voando! 🚀🚀🚀
Em nossa última capacitação tivemos um workshop de três dias com Letterino Santoro, presidente do Instituto Letterino e especialista em comunicação, expressão verbal, argumentação e liderança transformadora.
Foi uma experiência maraviBOLD! Aprendemos técnicas de palco, musicalidade, tretalização, estética e diversas maneira para encerrar uma apresentação sem o famoso “é isso”.
FOI TÃO ABUNDANTE QUE RESOLVI TRANSBORDAR!
Estou escrevendo esse textão com o intuito de compartilhar as técnicas que mais me impactaram. 🤓
E olha que não sou a única que decidiu investigar esse tema. ESPAÇOS DE DECISÃO GLOBAIS ESTÃO FALANDO SOBRE ISSO!
De acordo com o artigo “New Vision for Education — Unlocking the Potential of Technology” publicado pelo Fórum Econômico Mundial, as principais competências do Século XXI são: colaboração, pensamento crítico, criatividade e comunicação (WEF, 2015).
Uhuuuuu, então BORA LÁ! Vou compartilhar as principais técnicas que os jovens talentos do IBold aprenderam com o Letterino. De acordo com nosso grande mestre, sempre que formos fazer uma apresentação temos que pensar nos seguintes pontos:
- Público-alvo
- Assunto
- Técnicas
- Autoconhecimento
Uma das formas para ter uma narrativa BAPHÔ é usar o acrônimo AIDA:
De forma bemmmm resumida, o AIDA é uma técnica de manipulação para modificar o comportamento do outro, sendo muito utilizado pelo Marketing Digital como teoria de análise do comportamento do consumidor.
Apesar de existir diversas técnicas, não existe certo ou errado na comunicação. O que existe é o adequado e o inadequado, podendo variar de acordo com o ambiente, público-alvo, cenário político, econômico, etc.
Nesse contexto, é fundamental que o comunicador desenvolva uma boa habilidade de escuta. É através da análise do discurso do outro que conhecemos nosso próprios valores, princípios e normas.
“Fale, para que eu te veja.” (Sócrates)
Mas se você for o palestrante o papo é outro!
Ser convidado para protagonizar um discurso pode ser considerado uma oportunidade ou um problema. Quem decide que abordagem adotar é o seu mindset, ou seja, a forma como seu modelo mental está programado.
Vamos imaginar que você tem uma apresentação SuperMegaMeta importante e está um pouquinho nervosx. Vou te contar algumas técnicas para deixar sua apresentação lacradora:
1.POSIÇÃO ESTRATÉGICA:
- Mantenha a conexão visual e auditiva com o seu público.
- Antes de subir no palco analise o ambiente: Qual é o melhor lugar para se posicionar?
- Caso haja projeção, atente-se para não ficar na frente da luz.
2. MUSICALIDADE DA VOZ:
- Volume: sua projeção vocal está em um volume agradável?
- Velocidade: inspire, respire, não pire…
- Pausa: faça pausas! Você não precisa preencher o silêncio com o vocabulário da vaca (hmmm, ehhhh, ahhhh).
- Dicção: pronuncie as palavras em alto e bom som!
3. TRETALIZAÇÃO:
- Encontre um personagem e encene.
- Harmonize a forma com o conteúdo (seu personagem + informações).
- Fale COM o seu público, e não PARA o seu público.
4. ESTÉTICA:
- Planeje com antecedência o conteúdo do discurso.
- Escolha as palavras de acordo com o seu público (“É ai rapaziado X Boa noite excelentíssimos senhores).
- Troque a expressão “eu acho” pela expressão “penso que.”
5. TÉRMINO DA APRESENTAÇÃO:
- Nunca, jamais, de modo algum, use a expressão “é isso”. Essa expressão desqualifica TODA narrativa =(
- Apenas diga “Muito obrigado” e sorria de forma sedutor!
80% do sucesso de uma apresentação é o planejamento!
Sempre que você for fazer uma apresentação, reflita sobre os objetivos que deseja atingir. Ao invés de perguntar-se PORQUÊ, pergunte-se PARA QUE. O primeiro remete ao passado, aquilo que te trouxe até aqui. O segundo reflete ao futuro, o lugar que almeja chegar.
DICAS PARA SER UM COMUNICADOR QUE ARRASA:
- Seja verdadeiro com os seus argumentos;
- Tenha propriedade na fala, entenda o conteúdo;
- Tenha conhecimento abundante em estoque;
- Planeje e organize suas ideias;
- TREINE, TREINE e TREINE!
Apesar de todas estratégias abordadas, lembre-se de que “a naturalidade precede a técnica,” então relaxe e divirta-se! =)
Curtiu o texto? Bata 10 palminhas, comenta, manda nos grupos de Whatsapp, compartilha no face e me marca no Insta =)
Referências:
Fórum Econômico Mundial — New Vision for Education, Unlocking the Potential of Technology
Gean Oliveira — 4 Competências Necessárias para o Século XXI
Amanda Costa estuda Relações Internacionais, empreende o Climathon Brasil, coordena o Grupo de Trabalho sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GT ODS) no Engajamundo, é facilitadora da Plant-for-the-Planet, participa das redes Global Shapers Community e Youth Climate Leaders (YCL).