A jornada do eu integral — os 7 grandes caminhos para o seu propósito
Uma reflexão sobre o novo livro do Fábio Moraes
Esses dias finalizei o livro “A Jornada do Eu-Integral — Os 7 Caminhos para o Seu Propósito“, do executivo, professor, mentor e pesquisador sobre espiritualidade Fábio Moraes. Recebi essa obra de um querido amigo, que assim como eu, está numa busca intensa pela transcendência, trilhando o caminho do amor, da paz e da profundidade.
Achei bem interessante navegar pelo livro do Fábio. Ele começa a narrativa fazendo uma distinção entre os mundos do céu e da Terra e após uma breve introdução, nos convida a mergulhar nos 7 caminhos da vida.
1. Dinheiro
2. Saúde
3. Relacionamentos
4. Autodesenvolvimento
5. Autoconfiança
6. Transcendência
7. Engajamento
Querida leitora, somos seres de luz. Mas será que estamos honrando a nossa existência? De acordo com o autor, “não viemos aqui a passeio, nossa existência é meticulosamente planejada, com a nossa participação, para termos uma experiência maravilhosa e produtiva na terra.”
No final das contas, somos as nossas escolhas. Somos o resultado de tudo aquilo que pensamos, falamos e agimos. Nossa vida de hoje, com os recortes de gênero, classe e raça, é resultado do que plantamos lá atrás. Quem somos e como estamos, impacta profundamente a forma que experienciamos o mundo.
E o melhor dessa jornada é encontrar nosso propósito. Aquela missão que faz nosso coração bater mais forte, nossos olhos brilharem e nos deixa com o estômago cheio de borboletas. Já reparou, pessoas que vivem seu propósito são inspiradoras, vibrantes, bem-humoradas e bons mentores :)
Quando vencemos as armadilhas do nosso ego, isto é, a necessidade de conforto, de sermos reconhecidos/aprovados e entendermos o mundo, encontramos nosso flow, que é aquele estado gostoso de fluidez que faz com que o tempo passe voando, pois sentimos prazer e inteiramente conectados com a nossa missão.
Enfim, se você tem curiosidade no tema, eu super recomendo esse livro. Essa obra te levará para uma jornada profunda de investigações, reflexões e questionamentos. Se eu pudesse deixar um único conselho contigo, gostaria de repetir as palavras do Fábio: “Não existe caminho certo. O melhor caminho é aquele que nos leva onde queremos e precisamos ir.”
E aí, qual é a sua opinião sobre o assunto? Me conta nos comentários e bora trocar ideias ❤
Ativista climática, jovem conselheira do Pacto Global da ONU e fundadora do Instituto Perifa Sustentável. Formada em Relações Internacionais, Amanda atua como Embaixadora Cultural dos EUA (IVLP — International Valuable Leadership Program) e Jovem Consultora do British Consul (Climate Skills e #90YouhVoices — UK). Reconhecida como #Under30 na revista Forbes, é TEDx Speaker, LinkedIn Top Voices, LinkedIn Creator e já participou de 5 conferências oficiais das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, sendo elas COP 23 — Bonn (Alemanha), COP 24 — Katowice (Polônia), COP 26 — Glasglow (UK), COP 27 — Sharm El Sheik (Egito), COP 28 — Dubai (Emirados Árabes).