A fórmula do lançamento

Olá minha mexerica orgânica, como você está?

No artigo de hoje quero compartilhar alguns aprendizados que tive com a leitura do livro A fórmula do lançamento — Estratégias Secretas para vender online, criar um negócio de sucesso e viver a vida dos seus sonhos.

Hoje a minha vida profissional está dividida em três pilares:

  1. Amanda Costa diretora executiva da ONG Perifa Sustentável;
  2. Amanda Costa enquanto marca, agenciada pela Egnalda Cortes;
  3. Amanda Costa vice-curadora do Global Shapers Hub SP (comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial).

Para potencializar o alcance da minha mensagem, decidi dividir parte do meu processo no universo digital, através das minhas contas no LinkedIn, Instagram, Blog e Tiktok. Foi nesse momento que conversei com meu queridíssimo amigo Alex Bretas, o qual me indicou esse livro :)

Separei um resuminho com os pontos que mais me chamaram a atenção, espero que goste!

“O mundo mudou, e a única segurança verdadeira é a sua habilidade de gerar valor e ser remunerado por ele.” (Jeff Walker)

A multiplicidade de crises do século XXI, isto é, a crise social, econômica, ambiental, sanitária, democrática e etc, fez com muitos brasileiros fossem obrigados a procurar fórmulas alternativas de trabalho.

Desse modo, o empreendedorismo digital ampliou as oportunidades para todos que tem o sonho de abrir seu próprio negócio. Empreender é uma atitude, mas quando feito com estratégias e planejamento, diminuímos riscos e mitigamos danos.

Para conseguir ter projeção no mundo online, é importantíssimo ter uma comunidade de pessoas que possuem interesses similares ao seu. Antes de querer vender, busque conhecer quem são as pessoas que te acompanham! Você pode começar criando uma lista de e-mail.

Benefícios de uma lista de e-mail:

  • Velocidade de comunicação: em poucos minutos, é possível redigir um email e enviá-lo à sua lista de clientes potenciais e atuais.
  • Custo de comunicação: com as redes sociais, as barreiras para entrar na indústria da publicação de conteúdos foram totalmente removidas.
  • Interatividade: quando seus seguidores respondem a mensagens você tem a possibilidade de rastrear os dados de formas diversas.

Mas não basta criar uma lista de emails e sair disparando mensagens de forma desordenada! De acordo com o escritor Jeff Walker, você pode utilizar uma sequência de comunicação dividida em: pré-pré-lançamento, pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento.

Bora entender como fazer cada uma deles? :)

  • Pré-pré-lançamento: é quando tudo começa! Você o utiliza para lançar expectativas nos seus fãs mais fiéis. O pré-pré-lançamento também é usado para avaliar a receptividade do mercado para a sua oferta e para descobrir quais serão as principais objeções dos seus clientes.
  • Pré-lançamento: esse é o cerne do seu lançamento, em que você gradualmente começa a envolver seu mercado. É nesse momento que você ativa os estímulos mentais, como a autoridade, comprovação social, comunidade, expectativa e reciprocidade (período de 5 a 12 dias).
  • Lançamento: esse é o dia que você apresentará o seu produto ou serviço para o mundo, o famosíssimo “abertura de carrinho” (período de 24h a 7 dias).
  • Pós-lançamento: aqui é o momento de você fazer um acompanhamento não apenas de novos clientes, mas também de potenciais clientes que não efetivaram a compra. Esse é um momento estratégico para você gerar valor e solidificar a sua marca, podendo ser a preparação para o seu próximo lançamento.

Se você utilizar a lista de emails, acrescentar o storytelling (a sua história contada de forma estratégica) e alguns estímulos mentais, você terá uma fórmula meteórica nas mãos!

Estímulos mentais: são gatilhos que exercem enorme influência nos pensamentos e ações. São eternos e universais.

“Sua lista não é uma estratégia. Sua lista é a estratégia.” (Jeff Walker)

Estímulos mentais:

  • Autoridade: as pessoas tendem a seguir os que estão em posição de autoridade, querem ser orientadas nas suas decisões.
  • Reciprocidade: é a ideia de que, se alguém nos oferecer algo, sentiremos a obrigação de retribuir.
  • Confiança: inspirar confiança é o caminho mais curto para se tornar influente na vida de alguém.
  • Expectativa: permite que você capture a atenção do seu mercado.
  • Empatia: gostamos de fazer negócios com pessoas que conhecemos, apreciamos e confiamos. Quanto mais empático você for, mais influência exercerá.
  • Eventos e rituais: quando você transforma seu marketing em um evento, instantaneamente ele se torna mais sedutor, é como se as pessoas se sentissem parte de algo maior.
  • Comunidade: a comunidade é um estímulo muito poderoso, pois agimos como acreditamos que as pessoas da nossa comunidade devem agir.
  • Escassez: quando há menor oferta de alguma coisa, passamos a desejá-la com mais intensidade.
  • Comprovação social: ao vermos a forma que uma pessoa de autoridade age, ficamos inclinados a imitá-la.

Esses estímulos são poderosíssimos, a ponto de moldar nossas decisões diárias! Muitos estão intimamente ligados e funcionam em sinergia, tendo seu impacto potencializado quando utilizados em grupo.

Crie algo incrível e use esse conhecimento para compartilhar seus talentos com o mundo!” (Jeff Walker)

Curtiu o artigo? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes :) Aproveite para me seguir no Instagram, Tiktok, Twitter e LinkedIn!

Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é apresentadora do Direto da Base, colunista da Agência Jovem de Notícias e do Um só Planeta. Liderança Forbes Under 30, Amanda tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um planeta inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude da ONU, Global Shapers Community e United People Global.

--

--

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store