A arte de Pedir

Pílula do Livro: Se joga que aqui tem rede — Um desmanual de aprendizagem autodirigida

“Um dia, é sua vez de pedir. Outro dia, é a vez de pedirem para você.”

Você se sente confortável em fazer pedidos?

- Você me ajuda?

- Posso confiar em você?

- Você me ama?

Somos livres para pedir qualquer coisa, mas muitas vezes não desfrutamos dessa liberdade. Temos medo de revelar nossa vulnerabilidade, ser rejeitados, parecer fracos ou até mesmo carentes.

“O medo de pedir leva ao distanciamento e à solidão.”

A cultura capitalista, fundamentada na exploração e na disputa, incute a estranha ideia de que pedir é sinônimo de fracasso. Muitas vezes resistimos ao ato de pedir não só por medo da recusa, mas também porque achamos que não merecemos o que estamos pedindo.

Que tal contestar essa lógica limitante e pedir com liberdade?

Peça atenção, peça carinho, um abraço ou um beijinho…

O ser humano é uma força artística que necessita do coletivo para evoluir e os pedidos fazem parte da dinâmica social de uma comunidade saudável. Para fomentar o desenvolvimento, é necessário coletar, conectar e compartilhar, ora pedindo ora oferecendo, sempre com um coração gracioso, humilde e disposto a ajudar.

Quando você aceita energia e gera energia, você cria luz! (Amanda Palmer)

Esse texto faz parte do livro coletivo, “Se joga que aqui tem rede — Um desmanual para comunidades de Aprendizagem Autodirigida”, que será escrito pelo Alex Bretas, Ana C. G. Marques, Luis Sérgio Ferreira, Isadora Martins, Su Verri, #CianoBu e euuuuuzinha =D

Me acompanhe nas redes para saber sobre o lançamento :)

Ecofeminista antirracista atuante em temas globais. Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é colunista da Agência Jovem de Notícias e atua como mobilizadora de redes do Youth Climate Leaders. Entusiasta pela Agenda 2030, tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um Brasil inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude, Engajamundo, Climate Reality Project, Global Shapers Community e United People Global.

#ForbesUnder 30 | Jovem Embaixadora da ONU | Ecofeminista Antirracista

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store