#05 Young Leaders Program

A jornada para ser um líder melhor passa pela jornada de ser uma pessoa melhor. O processo de transformação de liderança é de dentro para fora. (Augusto Júnior)

Olá meu creme de ervilha com pãozinho sete grãos :)

Acredita que já estamos no nosso quinto encontro do Young Leaders Program? Quando o conteúdo é bom, o tempo passa voandooooo rs

Durante essa aula conversamos sobre a nossa agenda de liderança. Guto, o facilitador do encontro, nos deu a seguinte ferramenta para termos um maior controle do tempo que é investido com cada demanda:

Não se cria campeões sem uma rotina.”

Após apresentar essa agenda, Guto nos deu os seguintes conselhos:

  1. Ressignifique o que você faz para a sua rotina fazer sentido: o significado precisa estar atrelado a você, tenha um objetivo por trás do que você faz, algo que te empolga, que te dá tesão.
  2. Crie uma rotina que te leve a seus objetivos: pode ser as metas do seu trabalho ou as metas dadas por você mesmo. O segredo é aprender a amar a sua rotina.
  3. Se você tem um time, você precisa alinhar as entregas: converse sobre as metas com sua equipe e delegue cada função.
  4. Desenvolva as pessoas: como líder, você precisa orientar as pessoas a gerenciar suas próprias rotinas.
  5. Cobre seu time de forma humanizada: Não busque ser amada, busque subir a régua do seu time.
  6. As demandas operacionais nunca terão fim: separe um tempo para trabalhar no estratégico. Defina prioridades além do operacional dentro da sua rotina.
  7. Coloque na sua agenda tempo para imprevistos: deixe respiros na sua rotina.
  8. Deixe espaços para você: faça coisas que você gosta, tempo de ócio, para se energizar e coisas que vão te inspirar.

A transformação que você deseja causar moldará seu estilo de liderança.” (Augusto Junior)

A real-oficial é que precisamos destinar um tempo de qualidade para cuidar da rotina, pois a forma como organizamos a agenda influenciará a forma como entregaremos os resultados.

Jim Collins é considerado um dos maiores especialistas do mundo em gestão de empresas, liderança e sustentabilidade empresarial. Ele fez uma pesquisa que levou cerca de 25 anos, com o objetivo de entender o que fazia algumas empresa serem excelentes e outras fracassarem. Um de seus feitos foi desenvolver o conceito da liderança nível 5:

A liderança no nível 5 não está olhando apenas para lucro, prestígio e poder, mas sim para causa, propósito e visão de impacto. Pessoas que estão nesse estágio são líderes humildes, não tem medo de pedir ajuda, assumem tanto seus erros quanto os erros de sua equipe, são incrivelmente disciplinados, determinados e apaixonados pelo que fazem!

Assista esse vídeo:

Nesse trecho do filme INVICTUS, fica nítido como Mandela trouxe a essência da liderança nível 5. O ponto de partida de sua liderança era o amor!

Quem deseja liderar a si mesmo, encontra três eixos:

  • Clareza de valores;
  • Consciência das escolhas;
  • Ações concretas.

Precisamos preparar as lideranças que vão criar um movimento de transformação! Essa é uma jornada de aprendizado, na qual a direção importará bem mais que a velocidade.

Dá uma olhadinha na Matriz Existencial da Liderança:

Existem três coisas que são as maiores forças no ser humano: intenção (onde eu quero servir), vontade (onde eu quero colocar minha paixão) e atenção (como eu uso o meu tempo).

  1. Intenção: escolha uma causa, sua bandeira. Se você tiver clareza de seus valores, você terá integridade.
  2. Vontade: é ter consciência das escolhas. No seu dia a dia, quais são as escolhas que estão coerentes com suas vontades? É nesse campo que entram as renúncias.
  3. Atenção: onde você deseja investir sua atenção? Consistência é a palavra chave: qual é a atividade que você faz consistentemente bem feita e gera um valor desproporcional?

“Intenção, vontade e atenção formam a tríade de energia mais poderosa do universo. Aprender a alinhá-las é essencial para o salto de consciência e a possibilidade de novas escolhas. A intenção impulsiona ao que ‘SERVIMOS’ na vida. Nossa vontade nos permitirá agir no mundo com integridade, coerência e consistência, garantindo que a nossa ATENÇÃO esteja focada e bem balanceada na forma como endereçamos a nossa AÇÃO.” (Marco Gorini)

Nossos encontros estão ficando cada vez mais potentes!!! ❤

Amanda Costa é ativista climática, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundou o Instituto Perifa Sustentável. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, LinkedIn Top Voices e Creator, TEDx Speaker e atua como vice-curadora no Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.

--

--

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store