05 Passos para tomar decisões difíceis
“A vida é a soma das suas escolhas.” (Autor desconhecido)

Olá minha beterraba temperada, como você está?
Eu estou animada com o novo ano, acredito que 2021 trará um oceano de oportunidades!
Logo no começo do ano, recebi uma proposta inesperada: atuar como mobilizadora de redes de um banco de investimento social!
No primeiro momento, minha reação foi dizer não, pois desempenho a mesma função no Youth Climate Leaders e tenho projetos voluntários que consomem boa parte do meu tempo (PerifaSustentavel, Global Shapers Community e Agência Jovem de Notícias).
Mas como tenho um espírito solidário, pedi o descritivo da vaga e disse que iria compartilhar com a minha rede.
Após 1 semana, a pessoa que me ofereceu a vaga (vou chamá-lo de Jubilado para facilitar a escrita) mandou uma mensagem no meu LinkedIn, dizendo:
E aí Amandinha, pensou um pouco a respeito? Eu sinto que você tem as características perfeitas para desempenhar essa função!
Eu respondi:
Olha Jubilaldo*, eu dei uma olhada nas tarefas antes de compartilhar com a minha rede. Confesso que curti muitooo, mas neste momento não posso dedicar 8h do meu dia por conta dos meus outros projetos.
OBS: Estou consumindo tannnnto conteúdo dos Jovens de Negócio que a ideia de vender a minha hora em troca de salário + benefícios parou de seduzir meu coração D:
O Jubilaldo* disse que poderíamos rever esse formato, a fim de que eu pudesse colaborar com a empresa mas tivesse tempo para continuar com minhas responsabilidades atuais.
Fiquei balançada! A proposta era de R$3000 + Benefícios CLT, com chance do valor ser dobrado caso a organização conseguisse aprovar alguns projetos. Pensando nessa flexibilidade e na grana, sugeri um café virtual para aprofundarmos o papo.

Após uma semana, o café rolou. Jubilaldo* me contou sobre a organização, o momento atual e como os sócios estão projetando o futuro. Dividiu os desafios de 2020 e as estratégias que utilizou para superar o cenário pandêmico. Também compartilhou seu propósito, sua visão de mundo, seu sonho para o Brasil e me perguntou como todas essas coisas vibravam no meu coração.
“Eu disse: Temos match de propósito!”
A minha vontade era dizer: LET’S BORA, ME ENVIA O CONTRATO AGORA! No entanto, antes de tomar qualquer decisão difícil, aprendi a pedir um tempo para pensar, a fim de ativer meu momento de introspecção, conexão e reflexão. Pedi 10 dias e segui os passos abaixo:
- Trocar ideia com Jesus;
- Conversar com mentores:
- Meditar;
- Fazer a análise FOFA;
- Escutar meu coração.
Toda essa situação foi um suuuuper aprendizado e gostaria de dividir com vocês esse processo tão desafiador. Booora comigo?

“The more you learn, the more you earn!” (Quanto mais você aprende, mais você ganha!) Warren Buffett
PASSO 01: Intimidade com Deus
“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33, Bíblia)
Jesus é o meu melhor amigo, meu noivo fiel e minha lindeza eterna. Todos os dias, eu o encontro no meu quarto: faço o meu show especial para Ele (canto e danço), lemos a Bíblia, conto os pensamentos que estão na minha cabeça e compartilho os sentimentos que estão dentro do meu coração.
Ele sempre me escuta e sempre fala, mas ainda estou aprendendo a discernir sua voz.
Às vezes ele me responde através da revelação numa passagem bíblica, outras vezes ele envia um profeta e me dá uma mensagem assertiva. No entanto, na maioria das vezes, ele fala através de um sussurro no íntimo da minha alma.
Quando eu contei para Ele esse dilema, escutei meu amado dizer:
Amandinha, você é a minha princesa lacradora! Se eu tiver contigo, qualquer coisa que você fizer prosperará! Nada na sua vida é sobre você, mas é TUDO sobre mim, sobre quem Eu Sou e como eu desejo me revelar para os seus irmãos. Eu te amo de uma forma tão profunda, que escolhi te dar a liberdade para que você pudesse fazer as suas próprias escolhas (livre-arbítrio). Apenas me convide para as suas aventuras que tudo dará certo!

Jesus é demais, né gente? Não tomou a decisão por mim, mas garantiu a paz, independente do que eu escolhesse ❤
PASSO 02: Conselho dos meus mentores
“Já vi mentores de sucesso, mas nunca vi sucesso sem mentoria.” (Douglas Liandi)
Quando preciso tomar uma decisão difícil, meu segundo passo é recorrer aos mentores, pois sei que eles vão me ajudar a olhar perspectivas que eu não consigo olhar sozinha (seja pela imaturidade, falta de experiência ou porque não conheço determinada área).
Meus mentores são pessoas diversas: alguns são parecidos comigo, outros são exatamente o oposto! Todos são mais velhos do que eu (tenho 24 anos), mas estão em diferentes gerações, desde millennials (21 a 30 anos) até a geração X (38 até 53 anos).
Resumidamente, meus mentores disseram:
- Derivaldo* (27 anos): Amandinha, pensa onde você vai aprender mais, onde você terá mais chance de crescimento. Eu escolheria o banco de investimento social, pois você poderá aperfeiçoar sua comunicação dialogando com um público diferente (investidores ricos) do qual você dialoga hoje (jovens ativistas).
- Godofreda* (38 anos): Você quer agarrar essa oportunidade mas quer continuar com seus projetos, certo? Bora ser prática: quantas horas do seu dia você precisa para fazer o que você faz hoje? Quantas horas do seu dia você vai precisar para exercer a nova função? Alinhe as expectativas com todas as partes (seu lugar atual e o lugar que você pretende atuar) e peça para desempenhar apenas funções estratégicas e de coordenadoria.
- Frederica* (36 anos): Amandinha, trabalhar em dois empregos é meeeega desafiador, mas não é impossível! A questão é: você está preparada para sacrificar algumas de suas atividades atuais, como palestras, escritas de artigos e participação em eventos? Considere se você terá tempo e energia para fazer tudo o que você faz hoje + trabalhar como mobilizadora de redes num banco de investimento social.
- Esteromildo* (27 anos): Querida, sinto que se você escolher os dois, não fará nenhum! As pessoas percebem quando não estamos colocando nosso coração e você pode ficar com uma imagem ruim. Eu sei que você gosta de trabalhar com juventudes e está tendo bastante sucesso nesse momento. Você tem a chance de fazer o que ama e se divertir no trabalho, além de um tempo extra para investir nos seus projetos pessoais! Que tal permanecer onde está e depois pensar em novos desafios?
- Ubizaretto* (29 anos): Qual é o seu objetivo a longo prazo, Amandinha? Qual oportunidade está mais alinhada com o seu propósito de vida? Dinheiro a gente cria e se você quiser, eu posso te ensinar a fazer isso através do marketing digital. Eu confio na sua autodireção e vou te apoiar em qualquer escolha que você fizer, mas vejo um potencial empreendedor muito grande em você. Já pensou em utilizar esse momento para investir no seu conhecimento?
- Clérysson* (31 anos): Querida, por que você não faz um teste? Combina de se dedicar durante 3 meses e veja se rola! Convites como esse vão chegar cin mais frequência e seria legal você estar preparada. Já pensou em enxergar os lugares que você coloca energia como potenciais clientes? Quando o próximo cliente vier, saiba oque oferecer (palestras inspiracionais, programas de treinamento, consultoria sobre juventudes etc).
- Jovylsandro* (30 anos): Trabalhar em 2 empregos não dá certo, digo isso por experiência própria. O que você realmente quer? Qual é o seu grande sonho? Você curte essa parte internacional, certo? Se você quiser, posso te conectar com pessoas que estão fazendo o que você deseja :)
- Girlimina* (29) e Astrid* (30): Você ama o que você faz e está colhendo resultados bem incríveis, certo? Investigue dentro do seu coração inquieto, o porquê essa oportunidade mexeu contigo. Será que você tem alguma necessidade não atendida nas suas funções atuais?
Meus mentores são MUITO maravilhosos, não são?
Eu achava que tinha apenas 2 opções, mas meus conselheiros me mostraram possibilidades que eu nem sequer imaginei.

PASSO 03: Meditar
“Meditar é descansar a mente para dialogar com a alma.” (Diego Wildberger)
Minha mente estava super-crazy-mucho-louca e cada papo com um mentor me mostrou um caminho diferente, que iria me levar rumo a um novo destino!
Percebi que esse era o momento perfeito para calar meus pensamentos e entender o que estava vibrando em meu interior. Tenho o hábito de meditar 10 minutos por dia, logo após trocar ideia com meu crush eterno.
Sento numa posição confortável e respiro profundamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Assim como no PASSO 01, não ouvi nenhuma resposta sobrenatural. No entanto, minhas meditações me levaram para um lugar de paz, o qual eu tinha a certeza de que, independente do que eu escolhesse, Cristo estaria comigo e a gente LACRARIA LINDAMENTE no rolê!
PASSO 04: ANÁLISE FOFA
“Refletir é deixar o mundo em silêncio para você só ouvir seu coração.” (Autor desconhecido)
Queridos leitores, quero apresentar uma ferramenta potente que aprendi na faculdade: a marabrilhosa ANÁLISE FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças).
“A Análise FOFA é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.”

Essa ferramenta é baphônica demaaaais para ficar apenas no mundo dos negócios, bora utilizá-la na nossa vida! O ato de colocar cada ponto no papel ajuda a trazer uma visão mais abrangente do caminho que desejamos seguir.
PASSO 05: ESCUTAR MEU CORAÇÃO
“Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar.” (Chico Xavier)
Algumas pessoas são pragmáticas, sabem avaliar riscos e tomar decisões baseada em dados. Eu definitivamente não sou esse tipo de pessoa!

Depois de escutar a voz de Jesus, conversar com meus mentores, meditar e fazer a análise FOFA, chegou o momento de ouvir o que meu coração queria me falar.
Eu decidi declinar a oportunidade.
“Cada não que você diz para o outro é um SIM que você disse para si.” (Alex Bretas)
Apesar da possibilidade de ganhar muito mais do que recebo hoje, meu coração clamou por liberdade:
- Liberdade para criar.
- Liberdade de tempo, escolhas e energia.
- Liberdade para manter a minha identidade.
Não sei se fiz a decisão correta, mas senti a paz que excede todo o entendimento humano (Filipenses 4:7). Para viver uma vida de transbordo, aprendi a escutar meu coração e confiar na paz que vem das minhas escolhas!
E você, caro leitor, se sente mais preparado para fazer escolhas difíceis? :)

* Todos os nomes são fictícios.
Curtiu o artigo? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes :) Aproveite para me seguir no Instagram, no Tiktok e no LinkedIn!
Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é colunista da Agência Jovem de Notícias e atua como mobilizadora de redes do Youth Climate Leaders. Liderança Forbes Under 30, Amanda tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um planeta inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude da ONU, Global Shapers Community e United People Global.