#02 Young Leaders Program

Fala minha paella de frutos do mato, tudo bem?

Hoje tivemos a segunda aula do Young Leaders Program do Instituto Anga, com o professor, empreendedor e escritor Augusto Junior.

Guto começou a aula comentando sobre a Teoria Flow. Você já viu a imagem abaixo?

Para ter uma vida de propósito, é necessário entender em qual quadrante estamos. Nosso desafio não está relacionado ao cargo, mas sim a causa de vida que escolhemos [veja o primeiro artigo :]

“Você conhece uma liderança pelo tamanho dos desafios que ela escolhe.” (Augusto Junior)

Querido leitor, o ambiente onde você está determinará onde você pode chegar! Você pode estar num lugar…

  • Inóspito: mata seus sonhos;
  • Inadequado: apresenta algumas problemáticas;
  • Adequado: é o ambiente que estimula o desenvolvimento.

No ambiente adequado você encontrará sinergia de propósito/valores, terá conexão com seu time (nos níveis de liderança, pares e liderados) e estará satisfeito com a sua função.

Para isso, é importante que você encontre o ritmo que deseja seguir a longo prazo, pois a real é que sua carreira não é uma corrida de 100m, ela é uma maratona! Durante essa jornada, você encontrará alguns pontos que vão influenciar profundamente a sua vida. São eles:

  • Sentido da busca: está ligado a espiritualidade, sua missão de vida.
  • Ética de trabalho: quais são suas entregas? E seu ritmo de trabalho?
  • Florescer de Liderança: seus liderados tem um ritmo, um jeito e uma personalidade diferente. Você sabe como lidar com cada um?

A união desses pontos fará com que você chegue na sua melhor versão, onde a velocidade andará lado a lado com a direção. Quando você aprende a liderar a si mesmo e a assumir o protagonismo da própria vida, você ganha autonomia para construir sua trajetória :)

Olhando para fora você identifica… Olhando para dentro você entende!” (Augusto Junior)

Liderança de si:

  • Autopercepção: conhecimento de forças e fraquezas pessoais, motivadores e preferências profissionais, mantendo a confiança em si mesmo, ainda que em situações adversas.
  • Autoconsciência: clareza dos valores que orientam a vida profissional e pessoal, movendo-se em direção a concretização dos objetivos por meio de forte senso de propósito.
  • Inteligência emocional: reconhecimento e controle de suas emoções e impulsos, procurando compreendê-los e identificando o padrão de pensamentos responsável por eles, pensando antes de agir.

“A jornada de se tornar uma liderança melhor é se tornar uma pessoa melhor.” (Augusto Junior)

Curtiu o texto? Deixe suas palminhas, clicando até 50 vezes :) Aproveite para me seguir no Instagram, Tiktok, Twitter e LinkedIn!

Indicação:

Amanda Costa é ativista climática, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundou o Instituto Perifa Sustentável. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, LinkedIn Top Voices e Creator, TEDx Speaker e atua como vice-curadora no Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.

--

--

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store